Pular para o conteúdo principal

Ao lado de um banner do Guia de Produtos e serviços do Granja de Freitas, duas técnicas da Urbel acompanhada de duas mulheres e um homem, uma delas com o guia na mão. Foto: Divulgação PBH
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura lança Guia de Produtos e Serviços do Conjunto Granja de Freitas

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), lançou, em setembro deste ano, o Guia de Produtos e Serviços do Conjunto Granja de Freitas, na região Leste da capital. Elaborado pela empresa, por meio do trabalho social desenvolvido com moradores do conjunto e seu entorno, o material tem o objetivo fortalecer as iniciativas de empreendedorismo e incentivar o comércio local, já que a região possui pouca disponibilidade de estabelecimentos para atender a demanda crescente da população.

 

O evento contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas e a programação incluiu teatro, apresentações de artistas locais e palestra abordando o perfil dos empreendedores, as potencialidades locais e os cursos já realizados pela Urbel no território desde 2018. Além disso, foi construído um mural com fotos de diversos produtos e serviços anunciados no Guia pelos moradores como artesanato, roupas, doces, salgados, pintura e fotografia.

 

Segundo a coordenadora social da Urbel na região Leste, Alessandra Duarte, foram apresentadas estratégias de divulgação do Guia, que contará com parcerias importantes como a do Centro de Saúde Granja de Freitas, que distribuirá o catálogo em todas as 2.300 unidades habitacionais do Conjunto, e com a Escola Municipal Doutor Júlio Soares, que enviará carta aos pais informando sobre o recebimento do material em casa. “Novas ideias e propostas para divulgar esse importante trabalho de fortalecimento da economia local estão surgindo, com o envolvimento entusiasmado dos nossos técnicos, moradores e/ou empreendedores, profissionais de equipamentos públicos e lideranças da comunidade”, disse.

 

Morador do Granja de Freitas há 15 anos, Romildo Ramos elogiou o evento e ressaltou a relevância do Guia para atender uma antiga demanda dos moradores, que sempre ansiaram pela oferta de diversos produtos e serviços na região. “A necessidade de comércio é grande, pois o que temos aqui é insuficiente. São poucas alternativas tanto de vender quanto de comprar. E esse material veio para construir essa ponte entre quem oferece e quem consome. Eu, como empreendedor, fazendo estamparia de camisas, vou dar visibilidade ao meu trabalho e conhecer outros tantos. O guia é apenas o começo de uma rede que, com certeza, vai se tornar ainda mais ampla”, concluiu.

 

Para a elaboração do material, a equipe social da Urbel criou uma comissão local de acompanhamento das atividades e contou com a participação de técnicos da Diretoria de Habitação e Regularização da Empresa para fazer um trabalho porta a porta nas unidades habitacionais dos 18 residenciais do Granja de Freitas. Assim foi possível abranger o máximo de pessoas que produzem ou prestam algum tipo de serviço na região, totalizando 117 moradores cadastrados.

 

 

03/10/2019. Guia de Produtos e Serviços no Granja de Freitas. Fotos: Divulgação/PBH