Pular para o conteúdo principal

Uma pessoa usa o celular. Na foto, mãos e a tela do celular com a página do aplicativo.
Foto: Divulgação Prodabel/Belotur

Prefeitura lança aplicativo do Arraial de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Pela primeira vez desde a sua fundação, o Arraial de Belo Horizonte tem um aplicativo com todos os detalhes do maior festejo junino da história da capital. A programação completa pode ser acessada pelo aplicativo ‘Arraial de Belo Horizonte’, já disponível gratuitamente para Android, na Play Store, e para IOS, na Apple Store. São mais de 240 festas espalhadas por todas as regionais da capital mineira.


Desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Belotur e a Prodabel, o app informa data, horário e localização (georreferenciada) dos eventos. A aposta é que ele alcance o mesmo sucesso do serviço utilizado no Carnaval, quando mais de 80 mil pessoas fizeram o download.
 

“Belo Horizonte possui um dos maiores arraiais do país. É muito importante que todas as informações estejam organizadas e de fácil acesso para que a festa seja ainda mais democrática e plural. Além de informar, o aplicativo promove a nossa rica cultura junina para todo o mundo”, comenta Aluizer Malab, presidente da Belotur.
 

O analista de negócios Eric Brazil de Vasconcelos já está utilizando o serviço. “Com o app, tenho informações sobre programação das festas juninas e ‘quermesses’. Vou favoritar as que eu preferir e me organizar para aproveitar ao máximo o Arraial de Belo Horizonte”, conta.​ Ele lembra que a utilização do aplicativo foi positiva durante o Carnaval. “Pelo aplicativo, desenvolvi roteiros de blocos de rua para serem compartilhados com meus amigos. A festa ficou ainda mais divertida!”, conclui Vasconcelos.
 

“A proposta da Prefeitura é fazer uma festa descentralizada, com atividades em todas as regionais. Por isso, o aplicativo terá um papel fundamental. Ele casa com esta ideia de expansão”, afirma a superintendente de Geoprocessamento da Prodabel, Karla Albuquerque.

 

Limpeza urbana

Além de orientar as pessoas sobre os eventos do Arraial de Belo Horizonte, o aplicativo possui outro papel importante: é referência para que a cidade permaneça limpa. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) usa a base de dados disponível para traçar rotas e definir locais que vão receber o trabalho de limpeza e coleta. Assim, como foi no Carnaval, o trabalho pode ser executado com mais eficiência e menos desconforto para a população. 


Além disso, o sistema permite monitorar todos os eventos, incluindo o público estimado e as áreas de impacto ao redor. De acordo com a diretora Operacional da SLU, Andréa Fróes, o aplicativo é muito preciso e fornece dados relevantes que apoiam a execução dos serviços, desde o planejamento até a prestação de contas.
 

“Com a análise dos dados”, diz, “conseguimos programar a execução dos serviços de forma mais eficiente e, inclusive, fazer um levantamento de custos“. Quando fornece dados como local de realização do evento e impacto nos arredores, público estimado e área de ocorrência, o sistema permite à SLU uma atuação eficaz e um monitoramento rigoroso que diminui os riscos de erros. “Todos saem ganhando. Nós, que conseguimos executar melhor a limpeza na cidade, os organizadores, que têm a garantia de um evento mais estruturado, e os moradores, que recebem uma cidade mais limpa”, finaliza a diretora.

 

Arraial de Belo Horizonte entre os cinco melhores destinos da época

O Arraial de Belo Horizonte ganha ainda mais importância após ter sido contemplado, com projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, no Edital de Festejos Juninos lançado pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Embratur. Com isso, a capital mineira está hoje entre os cinco maiores destinos turísticos do período, ao lado das cidades de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA). 


Na prática, com essa conquista, o destino Belo Horizonte ganha em ações de promoção, divulgação e apoio à comercialização por meio do edital, realização de um press trip durante o evento (visita de jornalistas de todo o Brasil), divulgação nas redes sociais do Ministério do Turismo e da Embratur, com transmissão ao vivo nas mídias sociais, matérias jornalísticas, inserção no calendário de eventos juninos do MTur, encontro de negócios com a cadeia produtiva e divulgação em feiras e exposições de Turismo. É o Arraial de Belo Horizonte se tornando de vez um produto turístico, promovendo e projetando a cidade para todo o mundo, assim como o Carnaval.