Pular para o conteúdo principal

Coreto da Praça da Liberdade à noite, com luzes azuis nos jatos d'água à noite e pessoas tirando foto.
Foto: Bruno Lavorato

Prefeitura já modernizou mais de 100 mil pontos de iluminação da cidade

criado em - atualizado em

Cartões postais da capital mineira, pontos turísticos e bairros inteiros de Belo Horizonte estão recebendo nova iluminação. Atualmente, mais de 101 mil pontos de iluminação, de um total de 182 mil, já estão funcionando com a tecnologia LED. Iniciada em outubro de 2017, a parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a concessionária BHIP é considerada inédita no Brasil e pioneira em razão do curto espaço de tempo em que todo o parque de iluminação pública será modernizado numa cidade do porte da capital mineira. De acordo com a BHIP, para efeito de comparação, a cidade de Los Angeles realizou a modernização de 210 mil pontos em sete anos. Belo Horizonte está fazendo aproximadamente a mesma quantidade de pontos, mas na metade do tempo.

 

As luminárias LED, que iluminam melhor, são mais econômicas e têm durabilidade três vezes maior que as atuais lâmpadas de vapor de sódio. As regiões que já receberam a novidade são Barreiro, Venda Nova, Norte, Nordeste, Leste, Oeste e parte do Centro. “O trabalho está sendo feito com muita qualidade e com o cronograma adiantado. Acredito que o cidadão tem ficado bastante satisfeito porque a cidade realmente está se tornando bem mais iluminada e para gente também tem sido um prazer entregar e ver o resultado deste trabalho. É importante dizer que a manutenção tem sido eficiente, os índices de reclamação hoje estão sendo mais baixos, na faixa de 2% a 3. Qualquer cidadão pode solicitar a manutenção da iluminação pública”, explica o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho.

 

Todos os serviços da BHIP podem ser acionados gratuitamente pelo atendimento telefônico no 0800-941-6789. Também estão disponíveis o site www.bhip.com.br e o aplicativo BHIP para Android e iOS.

 

 

Projeto Iluminação de Destaque

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha também receberá iluminação especial para valorizar ainda mais sua importância e reforçar a sensação de segurança.  A BHIP iniciou em junho a segunda etapa do projeto “Iluminação de Destaque”, com a reformulação luminotécnica da região.  O projeto foi dividido em três etapas, sendo a primeira concluída no final de outubro do ano passado, com a reestruturação completa da iluminação da Praça da Liberdade e entorno, Praça Duque de Caxias (Santa Tereza), Praça do Papa, Mirante das Mangabeiras e viaduto Santa Tereza.

 

Já no mês passado começaram, também, a ser recolocadas as 74 luminárias do estilo republicano os 37 postes existentes no viaduto Santa Tereza. A restauração manteve a originalidade das peças do final da década de 1920. As luminárias serão de valor metálico, com a tonalidade amarela, simulando o estilo neoclássico.  O sistema de energia também ganhou uma nova fiação que vai eliminar as interferências visuais e valorizar ainda mais o ambiente.

 

 

09/09/2019. Modernização da Iluminação. Fotos: Divulgação/PBH