Pular para o conteúdo principal

Prefeitura já entregou mais de 200 obras nas regionais com alerta de risco geológico neste fim de semana
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura já entregou mais de 200 obras nas regionais com alerta de risco geológico neste fim de semana

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte já concluiu, desde o lançamento do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico pelo Prefeito Fuad Noman, mais de 200 obras de contenção de encostas nas regionais Noroeste, Oeste, Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste e Venda Nova e Pampulha, regiões para as quais existe um alerta emitido pela Defesa Civil apontando risco geológico alto até o dia 25, segunda-feira.

As intervenções executadas pela Companhia Urbanizadora de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), a Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) e a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), são muito importantes para garantir a segurança e preservar a vida da população, principalmente nos períodos de chuvas intensas ou contínuas.

“ Além do empenho para a realização das obras em áreas de risco geológico, todos os órgãos da Prefeitura estão preparados e seguindo as orientações do Prefeito Fuad para agirem imediatamente, caso haja qualquer situação de chuvas fortes na cidade. Por isso é muito importante que a população também fique atenta e siga todas as orientações do poder público”, explicou Claudius Vinícius Leite, diretor-presidente da Urbel.

É importante que a  população observe o surgimento de trincas nas moradias, em muros, e no solo, que podem significar movimentação de terreno; além de água minando do barranco e árvores inclinadas.

Se você observar algum destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar (193).

RECOMENDAÇÕES:  

• Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos
• Coloque calha no telhado da sua casa.  
• Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.  
• Não jogue lixo ou entulho na encosta.  
• Não despeje esgoto nos barrancos.  
• Não faça queimadas.

EMISSÃO DE ALERTAS

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.