Pular para o conteúdo principal

Equipes da Vigilância Sanitária em ações de fiscalização
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura intensifica vistorias da Vigilância Sanitária em bares e restaurantes

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de fiscalização em bares, restaurantes e outros espaços de uso coletivo realizadas pela Vigilância Sanitária. A medida foi adotada para conter o avanço da Covid-19 em Belo Horizonte.

Desde o início da pandemia até o último mês de outubro, 9.433 vistorias específicas sobre a Covid-19 foram realizadas pela Vigilância, o que corresponde a cerca de 314 atendimentos por semana. Até o momento, 891 estabelecimentos foram advertidos.

As ações fiscalizam o cumprimento dos protocolos sanitários determinados para funcionamento dos espaços, tais como o uso de EPIs por trabalhadores, higienização e capacidade máxima de pessoas nos locais e em mesas.

Além de bares e restaurantes, a Vigilância também atua em supermercados, padarias, sacolões, açougues, farmácias, academias, salões de beleza e estabelecimentos de saúde. As equipes trabalham em horários dinâmicos, com acompanhamento inclusive aos finais de semana.

Para a diretora da Vigilância Sanitária, Zilmara Ribeiro, este é um trabalho primordial para o enfrentamento à Covid-19 e cuidado com a população. “Essas fiscalizações são de suma importância, uma vez que possibilitam manter a flexibilização dos espaços, com as medidas de segurança necessárias para o seu funcionamento. As abordagens são feitas em caráter educativo, para que os responsáveis pelos estabelecimentos acompanhem adequadamente a implantação dos protocolos e conscientizem o seu público quanto à necessidade do cumprimento”, afirma.