Pular para o conteúdo principal

Funcionários da SLU retiram plantas e galhos caídos da avenida Teresa Cristina
Foto: Alcione Lara

Prefeitura intensifica trabalhos de recuperação na região

criado em - atualizado em

A força-tarefa, reunindo equipes da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), trabalha intensamente, desde ontem, dia 19, no atendimento aos atingidos e na recuperação dos estragos causados pela forte chuva.

 

Limpeza Urbana

Desde as primeiras horas desta segunda-feira, dia 20, as equipes das gerências de Limpeza Urbana e Manutenção Oeste estão trabalhando na retirada de resíduos na Avenida Tereza Cristina. O trabalho teve início na esquina da Rua Magi Salomon, no bairro Salgado Filho, e seguiu nas duas direções da via, nos sentidos Centro e Barreiro.

 

Cerca de 100 toneladas de resíduos, incluindo galhos de árvores, terra, entulho e partes do asfalto arrancadas com a força da enxurrada, foram recolhidas hoje. No domingo, a Superintendência de Limpeza Urbana recolheu 50 toneladas de lixo e entulho. Até agora, a limpeza alcançou as regiões próximas aos córregos Cercadinho e Bonsucesso, que deságuam no Rio Arrudas.

 

Estão envolvidos na operação 60 garis e 12 funcionários da Secretaria Regional Oeste, além de duas máquinas pás-carregadeiras, nove caminhões basculantes e dois caminhões-tatu, aqueles utilizados na desobstrução de bocas de lobo e na lavação de vias. A força-tarefa concentra seus esforços na retirada da terra acumulada no asfalto, nas calçadas e ciclovias.

 

A execução do serviço conta com o apoio de agentes da BHTrans, que controlam o trânsito local para garantir mais agilidade e segurança aos profissionais da limpeza urbana e aos motoristas e pedestres. A remoção dos resíduos continua nesta terça-feira, dia 21.

 

Sudecap

  A Secretaria de Obras, por meio da Sudecap, também iniciou ontem, dia 19, a desobstrução da Avenida Tereza Cristina e os serviços de recuperação do pavimento asfáltico e dos passeios, além da limpeza e da desobstrução das bocas de lobo. A previsão é que os serviços sejam concluídos nos próximos 15 dias.

 

 

Defesa Civil

A Comdec vistoriou 137 locais, sendo que em 78 deles foram constatados danos devido à forte chuva.  Foram doados 19 cestas de alimentos, 58 cobertores e 57 colchões para famílias atingidas. O volume de chuva, na madrugada de domingo, na região Oeste, foi de 89,4 mm.