Pular para o conteúdo principal

Equipe do Barreiro realiza limpeza no córrego, que tem mato e lixo, durante o dia.
Foto: Regional Barreiro

Prefeitura intensifica limpeza de áreas públicas no Barreiro

criado em - atualizado em

Encerrado o período chuvoso, a Prefeitura reforça o trabalho de roçagem e capina dos terrenos públicos no Barreiro. Esse ano já foram limpos mais de 100 mil metros quadrados. “O trabalho é permanente, mas, durante o período chuvoso, além de o mato crescer muito mais rápido, a execução da limpeza se torna mais lenta, com os terrenos escorregadios”, explica a gerente regional de manutenção, Lidiane Monteiro.

Metade dos centros de saúde da região já receberam capina e limpeza, inclusive nos terrenos anexos. Também já foram capinadas 90 praças, totalizando cerca de 60 mil metros quadrados. Uma equipe de 11 homens se dedica exclusivamente à limpeza dos cerca de 40 quilômetros de córregos. Além da capina e roçagem, o trabalho inclui a retirada de lixo, entulho e materiais diversos como pneus, garrafas e móveis velhos descartados irregularmente. Somente do Córrego Olaria, foram retiradas 72 toneladas de resíduos.

Em toda a região do Barreiro são cerca de cem bota-foras clandestinos em terrenos e passeios públicos. Na Vila Pinho há dezenas deles. Todo mês são removidas 1.200 toneladas de resíduos desses locais, com pá carregadeira e manualmente. 

 

Lixo irregular e denúncias

É possível denunciar quem descarta lixo irregularmente e solicitar a limpeza de áreas públicas e propriedades particulares. As capinas das áreas públicas são programadas pelas equipes de manutenção e limpeza, enquanto as solicitações de limpeza em terrenos particulares são encaminhadas para a equipe de fiscalização.

As demandas e denúncias podem ser registradas no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) pelo telefone 156, no site prefeitura.pbh.gov.br, pelo aplicativo BH Resolve Mobile ou presencialmente na sede da Regional (Av Sinfrônio Brochado, 587, Barreiro) ou do BH Resolve (Av Santos Dumond, 363, Centro).


Descarte de pequenos volumes
Para que a população destine corretamente resíduos volumosos como entulho, pneus e móveis velhos, a Prefeitura disponibiliza as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs). Na região do Barreiro há seis unidades.

Confira dos endereços:

- Átila de Paiva - Av. do Canal, 68, Conj. Átila de Paiva, Barreiro, esquina com Rua Apolo 8. Funcionamento: das 8h às 17h30, de segunda a sábado. Telefone: (31) 3277-1537.

- Flávio de Oliveira - Rua Itapetininga, 2, Conjunto Flávio de Oliveira, próximo à Rua Flamengo. Funcionamento: das 8h às 17h30, de segunda a sábado. Telefone: (31) 3277-1535.

- Jatobá - Av. Agenor Nonato de Souza, 710, Jatobá, próximo à Rua Francisco Martins Marques. Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda a sábado. Telefone: (31) 3277-9378.

- Lindeia - Rua Antônio de Souza Gomes, 110, Barreiro, esquina com Rua Sebastião dos Santos. Funcionamento: das 8h às 17h30, de segunda a sábado. Telefone: (31) 3277-5942.


 - Milionários - Rua Dona Luiza, 865, Milionários, entree Rua dos Cruzeirenses e Fernandes de Moura, próximo à E.E. Dr. José Patrocínio da Silva Pontes. Funcionamento: 8h às 17h30, de segunda a sábado. Telefone: (31) 3277-5886.


 - Túnel de Ibirité - Rua Marly Passos, 10, Conj. Túnel de Ibirité,  esquina com Rua Sabino José Ferreira. Funcionamento: das 8h às 17h30, de segunda a sábado. Telefone: (31) 3277-1536.