Pular para o conteúdo principal

Prefeitura iniciou obras de prevenção de inundações no Córrego Santa Inês
Divulgação/PBH

Prefeitura iniciou obras de prevenção de inundações no Córrego Santa Inês

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou, neste mês, a execução das obras para otimização do Sistema de Macrodrenagem do Córrego Santa Inês, na Regional Leste. Os serviços estão sendo supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e incluem a execução de aproximadamente 807 metros de canalização na Via 710. O valor investido é de R$21,7 milhões em recursos provenientes do Fundo Municipal de Saneamento. A previsão de conclusão dos trabalhos é no 1º semestre de 2024.

 

Serão feitos trechos em galeria celular em concreto armado e mini túnel em peças pré-moldadas de concreto. Os trabalhos serão realizados a partir da rua Conceição do Pará, junto à grelha do canal existente, e término junto à canalização do Ribeirão Arrudas (trecho localizado a aproximadamente 75 metros à jusante do eixo da ponte da avenida Itaituba).

 

O local apresenta recorrentes episódios de alagamento, uma vez que a seção do canal existente é inferior à necessária ao controle de cheias. Além disso, o lançamento da estrutura ocorre junto ao ponto mais baixo da calha do Ribeirão Arrudas. Assim, em momentos de chuvas fortes, o volume das águas proveniente do canal não tem impulso suficiente para desaguar no Ribeirão Arrudas, ficando acumulado e alagando o entorno. Desta forma, é necessário a implantação de nova estrutura complementar.

 

“A partir deste ponto de conexão, os canais irão prosseguir com traçados independentes e o novo canal conduzirá o excesso das águas para o Ribeirão Arrudas, mitigando o risco de inundações neste trecho e trazendo mais segurança para carros e pedestres circularem na região”, explica o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.