Pular para o conteúdo principal

Imagens aéreas do Ribeirão Arrudas
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura inicia substituição de vigas no Ribeirão Arrudas

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou os trabalhos para o restabelecimento de vigas do canal do Ribeirão Arrudas na avenida dos Andradas, no bairro Santa Efigênia. Serão instaladas nove vigas novas de concreto armado, substituindo as antigas. Elas têm a função de escorar as paredes do canal do Arrudas, dando estabilidade à estrutura e às vias laterais.

Nesta primeira etapa, as vigas estão sendo fabricadas sob medida para o canal. Cada uma tem cerca de 21 metros de extensão e pesa aproximadamente 30 toneladas. Na etapa seguinte, prevista ainda para este mês, as vigas antigas serão retiradas e as novas instaladas. Durante os trabalhos no local, previstos para acontecer durante um final de semana, a pista da avenida dos Andradas no trecho entre a alameda Ezequiel Dias e avenida Francisco Sales será liberada apenas para trânsito local.

Os trabalhos estão sob a responsabilidade da Sudecap e contam com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, com recursos do Ministério de Desenvolvimento Regional.

As vigas antigas foram danificadas durante as chuvas do início do ano, as maiores da história da capital. Desde então, o local está sendo monitorado pela Prefeitura e não apresentou nenhuma alteração na contenção do córrego, apresentando-se estável.

Para a realização desta obra, foi necessária a elaboração de projeto estrutural, além de todo o trâmite legal para a liberação de verba pelo Governo Federal. “Esta foi uma contratação direta, situação prevista na Lei de Licitações, a 8.666/93, o que permitiu maior velocidade de contratação. Ainda assim, fizemos uma divulgação pública convocando todas as empresas interessadas a participar do processo. Ao todo sete apresentaram propostas, sendo escolhida a de menor preço e que atendia a todos os requisitos técnicos e legais, muito similar ao que ocorre em um processo licitatório comum”, afirma o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.