Pular para o conteúdo principal

Prefeitura inicia obras de contenção e estabilização de encostas na Vila Pinho
Divulgação/PBH

Prefeitura inicia obras de contenção e estabilização de encostas na Vila Pinho

criado em - atualizado em

A Prefeitura iniciou uma importante obra de contenção de margens de córrego e de estabilização de encostas no Beco do Cascalho, na Vila Pinho, região do Barreiro. Com investimento de aproximadamente R$ 2,2 milhões, a intervenção da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) vai beneficiar diretamente cerca de 30 famílias. A expectativa é que as obras sejam concluídas até fevereiro de 2026.

As intervenções contemplam a construção de um muro de gabião para conter a encosta próxima ao córrego, a construção de muro de arrimo e tratamento da encosta entre os números 587 e 595, além da reconstrução completa do piso do beco. Também está prevista a implantação de um sistema de drenagem pluvial para evitar alagamentos e garantir a durabilidade das obras.

Outro destaque da obra é a criação de uma pequena praça em uma área lateral do beco, oferecendo novo espaço de convivência para os moradores da região. Além disso, será removida uma antiga passarela que liga o Beco do Cascalho à Rua da Olaria, que atualmente oferece risco. No lugar será construída uma nova estrutura segura.

“O objetivo das intervenções é garantir a segurança estrutural da área e promover mais qualidade de vida aos moradores. Estamos realizando melhorias importantes para conter a encosta, proteger as moradias e oferecer mais conforto e segurança para quem vive na região”, destaca o engenheiro da Urbel Anderson de Sena.