10 Maio 2019 -
Para prevenir a ocorrência de enchentes na região do Barreiro durante o período chuvoso, a Prefeitura de Belo Horizonte iniciou mais uma etapa de obras nos córregos Olaria e Jatobá, localizados na avenida Senador Levindo Coelho. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e será implantado um sistema para aumentar a capacidade de drenagem na bacia. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 1,62 milhão, com recursos do Ministério das Cidades.
Para aumentar a captação de água pluvial, será feita uma microdrenagem nas ruas Maria da Silva Gomes, Paulo de Oliveira Santos e na avenida Senador Levindo Coelho. Também serão feitas adequações viárias, com o alargamento de trecho da avenida Senador Levindo Coelho entre as ruas Principal (dez metros de largura e adequações nos passeios em 1,5 de largura) e Eduardo Cândido dos Reis.
O superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho, explica que, com a implementação da microdrenagem, é possível evitar o empoçamento, além de melhorar o aspecto visual e minimizar o mau cheiro. “Quando chove, os córregos chegam ao seu volume máximo e depois voltam ao leito normal formando bolsões de água. A rede de drenagem tem o objetivo de melhorar essa dinâmica de escoamento de água pluvial”, afirma Castilho.
O prazo de conclusão dos trabalhos é o final desde ano. Além da obra de controle de cheias, a Sudecap realiza periodicamente ações de limpeza e manutenção no local.