Pular para o conteúdo principal

Obra na avenida Vilarinho
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura inicia intervenções para segunda etapa das obras da Vilarinho

03/03/2020 | 17:49 | atualizado em 01/04/2020 | 17:14


As intervenções preparatórias para a segunda etapa das obras na avenida Vilarinho já foram iniciadas, com o objetivo de liberar a área central da pista para a escavação da caixa de captação que servirá para regular as águas no local.
 
Nesta segunda etapa será realizado o alargamento da via pela BHTrans para o desvio do trânsito, e o remanejamento de redes das concessionárias (Cemig, Gasmig e empresas de telefonia e redes de fibra ótica), a ser executado pelas próprias empresas. O trecho onde ocorrem as obras está localizado na interseção da avenida Vilarinho com as ruas Doutor Álvaro Camargos e Maçon Ribeiro.
 
No local, será implantada uma estrutura de contenção em forma de caixa, com área de cerca de 2.800m², para captação da água que escoa por cima da via nas chuvas fortes. O objetivo é promover a diminuição do risco de aumento da lâmina d’água na via durante os grandes eventos de chuva.

A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) acompanha todo este trabalho preparatório, necessário para o bom andamento da obra.

“Entramos agora na parte visível da obra, em que as máquinas começam a operar no local. Mas a Prefeitura está trabalhando intensamente nesta obra há muito tempo, com estudos, projetos, planejamento e viabilidade legal e orçamentária. Ainda temos muito trabalho pela frente e continuaremos firmes para solucionar os grandes problemas de drenagem da região, atendendo a expectativa da população de Belo Horizonte”, afirma Henrique Castilho, superintendente da Sudecap.



Proposta para a avenida Vilarinho

Desde o ano passado, já estão em andamento as obras da primeira etapa da solução proposta para a região, que são o tratamento do fundo de vale e controle de cheias na bacia do córrego do Nado – que compreendem as sub-bacias dos córregos Lareira e Marimbondo.

As obras em execução contemplam a construção de duas bacias de concreto armado, no trecho entre as ruas Hye Ribeiro e Elce Ribeiro, com a função de reter e controlar a vazão da água dos córregos e, assim, reduzir o risco de inundações no encontro das avenidas Vilarinho e Doutor Álvaro Camargos. 
 
Serão implantados, ainda, novos reservatórios e ampliadas as capacidades dos outros quatro que já existem na região. A expectativa é que as intervenções propostas amenizem os problemas de inundações na região, retendo grandes volumes de água das chuvas, proveniente das vazões excedentes à capacidade do sistema de macrodrenagem, nas proximidades dos locais onde elas são geradas, sem a transferência de vazões para jusante, conforme diretrizes do Plano Diretor de Drenagem de Belo Horizonte.

 


Últimas Notícias

Informações da Prefeitura sobre o Covid-19 Prefeitura libera captação de recursos para a execução de projetos culturais

O processo que havia sido suspenso em março, em razão da publicação da Portaria Conjunta SMC/FMC 003/2020, já pode voltar a ser realizado.

09/07/2020 | 16:33
Informações da Prefeitura sobre o Covid-19 Cidadão pode recorrer contra notificações da Fiscalização pelo BH Digital

O procedimento virtual será adotado enquanto durarem as medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento ao Covid-19

09/07/2020 | 16:33