3 March 2020 -

Foto: Divulgação PBH
Prefeitura inicia intervenções para segunda etapa das obras da Vilarinho
03/03/2020 | 17:49 | atualizado em 01/04/2020 | 17:14
As intervenções preparatórias para a segunda etapa das obras na avenida Vilarinho já foram iniciadas, com o objetivo de liberar a área central da pista para a escavação da caixa de captação que servirá para regular as águas no local.
Nesta segunda etapa será realizado o alargamento da via pela BHTrans para o desvio do trânsito, e o remanejamento de redes das concessionárias (Cemig, Gasmig e empresas de telefonia e redes de fibra ótica), a ser executado pelas próprias empresas. O trecho onde ocorrem as obras está localizado na interseção da avenida Vilarinho com as ruas Doutor Álvaro Camargos e Maçon Ribeiro.
No local, será implantada uma estrutura de contenção em forma de caixa, com área de cerca de 2.800m², para captação da água que escoa por cima da via nas chuvas fortes. O objetivo é promover a diminuição do risco de aumento da lâmina d’água na via durante os grandes eventos de chuva.
A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) acompanha todo este trabalho preparatório, necessário para o bom andamento da obra.
“Entramos agora na parte visível da obra, em que as máquinas começam a operar no local. Mas a Prefeitura está trabalhando intensamente nesta obra há muito tempo, com estudos, projetos, planejamento e viabilidade legal e orçamentária. Ainda temos muito trabalho pela frente e continuaremos firmes para solucionar os grandes problemas de drenagem da região, atendendo a expectativa da população de Belo Horizonte”, afirma Henrique Castilho, superintendente da Sudecap.
Proposta para a avenida Vilarinho
Desde o ano passado, já estão em andamento as obras da primeira etapa da solução proposta para a região, que são o tratamento do fundo de vale e controle de cheias na bacia do córrego do Nado – que compreendem as sub-bacias dos córregos Lareira e Marimbondo.
As obras em execução contemplam a construção de duas bacias de concreto armado, no trecho entre as ruas Hye Ribeiro e Elce Ribeiro, com a função de reter e controlar a vazão da água dos córregos e, assim, reduzir o risco de inundações no encontro das avenidas Vilarinho e Doutor Álvaro Camargos.
Serão implantados, ainda, novos reservatórios e ampliadas as capacidades dos outros quatro que já existem na região. A expectativa é que as intervenções propostas amenizem os problemas de inundações na região, retendo grandes volumes de água das chuvas, proveniente das vazões excedentes à capacidade do sistema de macrodrenagem, nas proximidades dos locais onde elas são geradas, sem a transferência de vazões para jusante, conforme diretrizes do Plano Diretor de Drenagem de Belo Horizonte.
Acesso Rápido
Notícias Relacionadas
Sudecap fará obra de contenção em importante avenida na região Norte
07/04/2021 | 14:45
Pavimentos rígidos e semirrígidos da capital recebem manutenção própria
05/04/2021 | 14:35
PBH apresenta case de Iluminação Pública em Seminário Internacional
19/03/2021 | 14:04
Viaduto Oeste do Complexo da Lagoinha receberá novas muretas centrais
09/03/2021 | 15:19