Pular para o conteúdo principal

Prefeitura inaugura nova base da Guarda Civil Municipal, no bairro São Pedro
Foto: PBH/ Divulgação

Prefeitura inaugura nova base da Guarda Civil Municipal, no bairro São Pedro

criado em - atualizado em

A nova sede da Inspetoria Regional Centro-Sul da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (4). A unidade, que fica na rua Yucatan, 70, bairro São Pedro, será responsável pela coordenação dos procedimentos estratégicos voltados para a segurança preventiva dos bairros da região. Com essa estratégia, a Prefeitura pretende descentralizar as ações e também a estrutura física da Guarda Municipal, deixando-a mais próxima da população. Outro equipamento já está em fase final de obras, no bairro Rio Branco, em Venda Nova. A intenção é fortalecer a segurança nas nove regionais da capital.

 

De acordo com o subinspetor Sidney Carolino, coordenador da Inspetoria Centro-Sul, além de aumentar a sensação de segurança dos moradores da região, a nova estrutura também poderá ser utilizada como um espaço de integração entre a Guarda Municipal e as comunidades locais. “Já conversamos com lideranças populares daqui, destacando que o espaço poderá ser utilizado para atividades promovidas pelas comunidades do bairro São Pedro e do Aglomerado Morro do Papagaio”, informa.

 

Para abrigar a nova unidade da Guarda Municipal, o imóvel foi submetido a uma ampla reforma, realizada pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), que incluiu a adaptação dos banheiros, a troca do telhado, a manutenção dos sistemas hidráulico e elétrico, a instalação de uma rede de internet de alta velocidade, a pintura e a adequação da fachada à identidade visual da corporação.  As intervenções tornaram o espaço em um ambiente de trabalho seguro para os agentes municipais, ideal também para promover uma maior integração dos servidores com as comunidades locais.

 

Projetos sociais

 

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Júlio Cesar de Freitas, a integração dos agentes com a comunidade local começou com a etapa das obras. Ele relembra que desde a primeira visita dos guardas ao imóvel, a comunidade abraçou a iniciativa e solicitou a presença constante dos agentes na região. “Nossa intenção é retribuir esse acolhimento, trabalhando em conjunto com os representantes comunitários para firmar esse equipamento com um espaço pertencente à comunidade, o que resultará, consequentemente, no fortalecimento da segurança na região”, destaca.

 

No local serão desenvolvidos projetos sociais, como o Adote um Músico, coordenado pela Banda da Guarda Municipal, que oferece aos jovens a oportunidade de estudar teoria musical, canto, leitura de partituras e aulas de flauta doce, teclado e violão. A proposta é despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela arte, criando alternativas benéficas para esse público. Serão realizadas aulas de Jiu-jitsu para os interessados por esse esporte que, além da preparação física, auxilia no equilíbrio emocional e no fortalecimento da autoestima de quem o pratica. A quadra da unidade estará disponível também para a realização de bailes da terceira idade e outros eventos.