Pular para o conteúdo principal

Prefeitura implanta irrigação automatizada nos jardins da Igrejinha da Pampulha
Divulgação/PBH

Prefeitura implanta irrigação automatizada nos jardins da Igrejinha da Pampulha

criado em - atualizado em

Projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx, os jardins da Igreja São Francisco de Assis, parte integrante do conjunto arquitetônico moderno da Pampulha - Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Unesco em 2016 - receberam um sistema de irrigação automatizada que já está em funcionamento.

 

O projeto  contempla a instalação de um sistema hidrossanitário que funciona de forma automática, via controlador eletrônico, com aspersores escamoteáveis tipo sprays e rotores, alimentados pela rede pública de água potável.

 

Foram investidos R$191 mil na instalação desses serviços, incluídos no projeto de restauração da Igrejinha finalizado em outubro de 2019, que também contemplou a recomposição dos jardins.

 

“Até então, a rega dos jardins era feita por caminhões-pipas, que além de ser muito oneroso, não ocorria com a frequência necessária. Com a automação, o horário e quantidade de regas podem ser programados. Atualmente, a irrigação é feita duas vezes ao dia e o sistema ainda conta com sensor de chuva para interromper a irrigação em dias chuvosos”, esclarece o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.