Pular para o conteúdo principal

Placa na calçada pintada de branco com os dizeres: Ponto Limpo - proibido jogar lixo e entulho.
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura implanta 15 Pontos Limpos na região de Venda Nova

criado em - atualizado em

Na quinta-feira, dia 28, a comunidade da região de Venda Nova está sendo contemplada com mais um espaço revitalizado, por meio da implantação de um novo Ponto Limpo. A área beneficiada com as ações de limpeza e paisagismo está situada na rua Barra Bonita esquina com rua Altinópolis, no bairro Piratininga. É o décimo quinto Ponto Limpo  na região em pouco mais de um ano.

 

O gerente de Limpeza Urbana de Venda Nova, Clarício Tolentino de Aguiar, explica que o recolhimento dos resíduos será feito pela Gerência de Infraestrutura Urbana da região. Depois da retirada de todo o entulho, serão plantadas mudas de espécies ornamentais e inseridos pneus e manilhas para sustentar os canteiros.  A etapa final é a instalação da Placa de Ponto Limpo, com orientações sobre a proibição de descarte irregular de lixo. “O apoio da população é fundamental para preservamos o espaço limpo contra futuras deposições clandestinas”, alerta o gerente.  “Podemos chamar o resultado do nosso trabalho de Ponto Verde, já que a vegetação é uma forma de ocupar a área após a limpeza e protegê-la de atos de vandalismo, degradação e sujeira”, explica.

 

A técnica de Mobilização Social da SLU, Rejane Silva, destaca que a promoção de uma campanha educativa no bairro irá fortalecer o processo de sensibilização dos cidadãos para o cuidado de um espaço que é da própria sociedade. “A cidade toda é coberta por serviços de limpeza, por isso, basta cada um fazer sua parte, respeitando dias e horários de coleta, e jamais eliminar lixo nas vias públicas”, adverte. Ainda segundo Rejane, a campanha educativa irá contar com a participação das Gerências de Zoonoses e Fiscalização de Venda Nova.

 

Clarício lembra que, nesse lugar, já foram feitas várias tentativas para a extinção do referido ponto crítico, inclusive com o cercamento do terreno. “Estamos confiantes de que, desta vez, conseguiremos obter o sucesso desejado, contudo, para isso, a comunidade terá papel fundamental nesse processo”, considera o gerente. Mesmo após a implantação do Ponto Limpo, o local continuará sendo acompanhado por técnicos das áreas de limpeza urbana e fiscalização.