Pular para o conteúdo principal

Dois homens com touca organizam pães em assadeira, em cozinha.
Foto: Zaira Magalhães/PBH

Prefeitura forma alunos de cursos de qualificação profissional em gastronomia

criado em - atualizado em

Alunos que concluíram os cursos de qualificação profissional do programa “Valorizar a Gastronomia articulada às Bases da Agroecologia” receberão certificados na sexta-feira, dia 29 de novembro, durante solenidade de formatura no Mercado Popular da Lagoinha (avenida Presidente Antônio Carlos, 821).

 

O Programa Valorizar a Gastronomia foi lançado pela Prefeitura em 2018 e conta com a oferta de cursos de formação e qualificação profissional em quatro grandes áreas de conhecimento gastronômico e culinário: panificação, confeitaria, gastronomia mineira e belo-horizontina e empreendedorismo gastronômico.

 

Tem ainda como objetivo gerar renda para os alunos, seja através da contratação por bares, restaurantes, padarias, confeitarias e buffets, seja criando seu próprio negócio. Nas salas de aula, além dos fundamentos básicos de nutrição e gastronomia, os alunos aprendem sobre agroecologia e empreendedorismo.

 

Os formandos são alunos da Educação de Jovens e Adultos, pessoas atendidas pelo Centro de Referência LGBT, pelas comunidades do entorno, Vila Senhor dos Passos e Pedreira Prado Lopes, através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), e por pessoas em trajetória de rua atendidas pelos serviços da Prefeitura.

 

Mais de 1,4 mil certificações já foram emitidas pelo programa, que tem a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae como parceiros.

 

São vários cursos de curta e média duração, oferecendo à população da cidade possibilidades de formação rápida e compatível com as necessidades do mercado de trabalho. As aulas são gratuitas e acontecem no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans) Mercado Popular da Lagoinha, possibilitando o aprendizado prático dentro de cada uma das trilhas de formação.