19 July 2022 -
A Prefeitura de Belo Horizonte finalizou mais uma etapa das obras de prevenção de enchentes dos córregos Olaria e Jatobá, com a conclusão e liberação para tráfego da nova ponte localizada na rua Primordial, na região do Barreiro. O empreendimento é uma estrutura mista de vigas metálicas e laje de concreto com cerca de 15 metros de extensão para passagem de veículos e pedestres.
No córrego Olaria, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) também está implantando uma nova bacia de detenção para controle de cheia (a jusante da via Minério) que terá a capacidade de retenção de 70 mil metros cúbicos no período chuvoso. O investimento neste empreendimento é de aproximadamente R$ 22,3 milhões.
Além da implantação das estruturas metálicas e de concreto na rua Primordial, a Sudecap também trabalha na construção da galeria em concreto armado próximo à avenida Senador Levindo Coelho; na implantação de interceptores de esgoto entre as ruas Primordial e Jasmim do Cabo; e nos serviços de terraplanagem e drenagem. A previsão é que os trabalhos da Sudecap sejam concluídos no segundo semestre de 2023.