Pular para o conteúdo principal

Prefeitura faz mutirão nos prédios públicos para eliminar focos de dengue
Foto: PBH/Divulgação

Prefeitura faz mutirão nos prédios públicos para eliminar focos de dengue

criado em - atualizado em

A Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) iniciou um mutirão de vistorias e manutenções em todos os prédios próprios da Prefeitura de Belo Horizonte para eliminar situações que poderiam favorecer a proliferação do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. São 122 trabalhadores mobilizados na execução das atividades necessárias em cada prédio e estão sendo investidos, aproximadamente, R$560 mil.

O trabalho inclui manutenção e limpeza nas calhas, capina e jardinagem. No primeiro momento, estão sendo priorizados os equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde, como os prédios administrativos, postos de saúde, UPAs, e da Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, tais como abrigos e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

A expectativa é que as intervenções nos centros de saúde sejam concluídas até o final do mês de fevereiro. Os demais equipamentos próprios estão na programação para finalizar até o mês de março.

A Suzurb já faz regularmente a manutenção em todos os prédios públicos. No entanto, com o período chuvoso surgem algumas especificidades, pois o mato cresce mais rápido, folhas de árvores caem e podem entupir ou formar poças nas calhas, criando condições favoráveis ao mosquito da dengue.

“Nós identificamos essas condições e decidimos agir preventivamente para preservar a saúde e o bem estar dos cidadãos e dos servidores que trabalham nesses locais”, explica o subsecretário de Zeladoria Urbana, Leonardo Gomes.