Pular para o conteúdo principal

Prefeitura faz manutenção preventiva em viadutos, passarelas e muretas no Centro
Foto: PBH/ Divulgação

Prefeitura faz manutenção preventiva em viadutos, passarelas e muretas no Centro

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está realizando a manutenção preventiva e corretiva em viadutos, passarelas e muretas da Região Central da capital. As melhorias fazem parte do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, o Centro de Todo Mundo, e aumentam a segurança e a durabilidade dessas estruturas e equipamentos. Já foram investidos pela PBH cerca de R$ 2,4 milhões. 

 

Dentre os locais que já receberam as melhorias está o Viaduto Nansen Araújo, que dá acesso à Avenida Antônio Carlos pela Rua Curitiba; a Passarela da Lagoinha que faz a travessia de pedestres da Praça do Peixe à Estação Rodoviária, com acesso ao metrô - Estação Lagoinha; e o baixio do Viaduto Oeste foram concluídos no primeiro semestre.

 

A recuperação das muretas centrais de concreto – tecnicamente conhecidas como “barreiras tipo New Jersey” – do Ribeirão Arrudas, trecho entre a avenida do Contorno e a rua Mato Grosso, no Barro Preto, e trecho entre a avenida Francisco Sales e avenida do Contorno, no Santa Efigênia, estão em andamento com previsão de término para agora, no segundo semestre.

 

Os serviços compreendem hidrojateamento das estruturas, tratamento de pilares, recuperação estrutural do concreto, aplicação de argamassa, pintura, entre outros. “Essas estruturas são projetadas para uma determinada vida útil e, para assegurar e prolongar essa vida, precisam passar por processos contínuos de manutenção.”, explica o subsecretário de Zeladoria Urbana, Leonardo Gomes, da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Smobi).