Pular para o conteúdo principal

Técnicos da Urbel durante vistoria em áreas de risco geológico
Foto: Rodrigo Clemente

Prefeitura faz mais de 5 mil vistorias em áreas de risco geológico

criado em - atualizado em

Os técnicos da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) intensificaram as ações de prevenção e mitigação de risco geológico na cidade. De janeiro até dezembro foram realizadas mais de 5 mil vistorias em vilas, favelas e áreas irregulares, necessárias devido à ocorrência de chuvas históricas registradas no início do ano. Cerca de 800 famílias foram removidas, preventivamente, durante o último período chuvoso e encaminhadas para o Programa Bolsa Moradia, Auxílio Pecuniário ou para a casa de parentes até a definição da intervenção necessária para o local.

 

De acordo com a diretora de Áreas de Risco e Assistência Técnica da Urbel, Isabel Volponi, além das vistorias, a equipe define as intervenções necessárias para a segurança do morador. Assistência técnica e material são disponibilizados para intervenções de pequeno porte em parceria com a comunidade.

 

“Todas as situações exigem muitos procedimentos, pois estamos falando de áreas densas, de risco e ocupadas desordenadamente. Em muitos casos precisamos remover muitas famílias para realizar a intervenção em toda a encosta. Esse procedimento exige a realização de um projeto específico e recursos necessários, e que exigem um tempo maior para finalização”, afirmou Isabel Volponi.

 

Foram eliminadas mais de 60 situações de risco alto e muito alto, finalizadas mais de 80 obras de eliminação de risco, manutenção e melhorias habitacionais, e outras 49 obras realizadas em parceria com a comunidade. Além disso, cartazes e faixas – com orientações para prevenção ao período de chuvas e telefones para acionar vistorias – foram afixados em mais de 300 locais de vilas, favelas e áreas de inundação.

 

A equipe de técnicos sociais também realiza reuniões virtuais com os voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec) e de Alerta de Chuva (NAC). São mais de 800 moradores de vilas, favelas e áreas de inundação capacitados para alertar, monitorar e orientar as famílias participando de vistorias, indicando obras, repassando informações importantes de cuidados e auxiliando a população em caso de emergência.

 

É importante que a população fique atenta aos sinais de risco geológico, como trincas e rachaduras nas paredes ou nos pisos, em muros de contenção ou movimentação do terreno. A população deve evitar jogar lixo nas encostas ou nos cursos d’água, utilizar fossas e plantar bananeiras nessas áreas. As vistorias podem ser agendadas de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e 13h às 17h, pelo telefone 3277-6409. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199.