Pular para o conteúdo principal

Enfermeira observa vacina contra a Covid-19
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura está preparada para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

criado em 05/01/2022 - atualizado em 10/01/2022 | 16:37

Com a expectativa da chegada de doses de Pfizer para vacinar as crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, a Prefeitura de Belo Horizonte já montou a estratégia para garantir a imunização de forma ágil e segura. No município são 193 mil crianças destas faixas etárias. “Se recebermos do Ministério da Saúde este quantitativo total de doses, vamos vacinar todas as crianças em sete dias. Inclusive, com perspectiva de abertura de ponto de vacinação no sábado”, explica o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto. O planejamento da Prefeitura prevê a imunização das crianças em conjunto com as demais faixas etárias que já estão no prazo para receber a dose de reforço.

 

Caso o município receba do Ministério da Saúde um quantitativo inferior de doses, fará a convocação das crianças de forma escalonada. “É muito importante que as crianças recebam a vacina antes do início das aulas. Sabemos que a primeira dose já oferece uma importante proteção. Estamos presenciando um aumento no número de casos de doenças respiratórias e quanto mais pessoas vacinadas, menor a circulação de vírus”, acrescenta Machado.

 

Belo Horizonte já atingiu 100,5% da população acima de 12 anos com primeira dose e dose única. Já com a segunda dose e dose única o índice chega a 93%, e 24,2% com dose de reforço ou dose adicional. A atualização dos dados de vacinação foi realizada extraindo relatórios do sistema próprio do município, uma vez que o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) permanece indisponível para acesso ao banco de dados de vacinação contra a Covid-19.  A Prefeitura optou por utilizar o sistema próprio para a atualização dos dados para manter os cidadãos informados sobre a evolução da vacinação no município.