Pular para o conteúdo principal

Prefeitura entrega unidade de saúde na comunidade Dandara

criado em - atualizado em

“O povo precisa, esse povo precisa. Eu fico muito emocionado e orgulhoso, eu vim aqui e prometi e agora está aí, a limpeza, a polícia e o centro de saúde”. Com essas palavras, o prefeito Alexandre Kalil comemorou, na manhã de quinta-feira, 21 de dezembro, a entrega do Centro de Saúde Trevo – Anexo, instalado na comunidade Dandara.

 

Acompanhado do secretário municipal de saúde, Jackson Machado Pinto, o prefeito visitou o novo Centro de Saúde, que já está pronto para funcionar, garantindo e ampliando o acesso dos moradores da comunidade Dandara aos serviços de saúde.

 

“Esse é um esforço para garantir que essas pessoas sejam devidamente atendidas com muita dignidade, em um espaço muito bonito como esse que está sendo inaugurado hoje, com conforto e segurança. A nossa expectativa é de que até o final do mandato do prefeito Kalil, ele com a sensibilidade que lhe é peculiar, vá destinar os recursos necessários para que a gente monte serviços como esse para toda a cidade”, afirmou o secretário Jackson Machado.

 

A unidade vai funcionar em um complexo estruturado em 13 contêineres, de 20 metros cada, climatizados e equipados de forma a atender a população local e também aos trabalhadores.  

 

A comunidade também comemorou a inauguração do novo espaço. “Hoje aqui, esses contêineres representam uma vitória, uma conquista muito grande. Foi uma promessa do prefeito que ele fez quando ele visitou nossa comunidade e agora está sendo cumprida. É uma alegria poder comemorar”, relatou a líder comunitária Sônia Maria Mendes.

 

 

Acesso integral

Desde o início do ano, a PBH está fazendo o cadastramento dos moradores do assentamento Dandara. Dessa forma, os moradores garantem o acesso a todos os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que não acontecia anteriormente. A população do Dandara é de cerca de quatro mil pessoas.

 

O Centro de Saúde Trevo – Anexo conta com duas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

 

Além dos atendimentos médicos, a nova unidade também vai disponibilizar serviços de farmácia, com dispensação de medicamentos. A coleta de exames e a sala de vacina ficam centralizadas na sede do Centro de Saúde Trevo - Rua Simplício Moreira, 1.144, Trevo.