Pular para o conteúdo principal

Prefeitura entrega obra em área de risco geológico em Venda Nova
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura entrega obra em área de risco geológico em Venda Nova

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte entregou mais uma obra realizada por meio do Programa Estrutural em Áreas de Risco (Pear). E com o início das chuvas, as famílias moradoras das ruas Campo do Meio e Polônia, na Vila Apolônia, região de Venda Nova, passarão o período chuvoso em segurança. 

Segundo a engenheira da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Maria Edércia Duarte, o escopo da obra inclui o tratamento e contenção de cerca de 2.200 m² da encosta existente entre a rua Campo do Meio e Polônia, sendo 2000 m² em concreto armado grampeado; 170 m com muro de arrimo de aproximadamente 3m de altura; e 60 m³ de contenção em muro de gabião. Além disso, foi feita a recuperação do acesso com escada e passeio, rede de drenagem pluvial, rede de esgoto, além de outros serviços. Para a execução das obras, foram removidos temporariamente três moradores. 

Morador da rua Polônia há cerca de 40 anos, Domingos Antônio Magalhães foi um dos beneficiados pela intervenção. Segundo ele, a casa fica na parte alta da encosta e no passado á houve escorregamento no passado, mas não atingiu sua residência. "Tudo ficou mais seguro porque fizeram a obra e ficou muito boa. Fez escada de acesso também pra gente chegar em casa. A gente tinha muito medo antes quando chovia. Agora ficamos mais tranquilos”, explica. 

A obra das ruas Campo do Meio e Polônia foi realizada em duas etapas. A primeira contou com um investimento de cerca de R$500 mil e foi concluída em setembro de 2021. A segunda etapa, no valor de cerca de R$800 mil, foi concluída em agosto de 2022.