13 Maio 2022 -
A Prefeitura de Belo Horizonte entregou mais uma obra de urbanização destinada aos moradores da Vila São José, localizada na região da Pampulha. A entrega finaliza a série de empreendimentos previstos pelo Programa Vila Viva no local. Foi investido cerca de R$ 1,68 milhão, recurso proveniente do Governo Federal e também da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
A praça recebida pela comunidade tem aproximadamente 8 mil m2 e fica situada entre a Avenida João XXIII e as ruas Violeta de Melo, Flor de Ágata e Flagelação. Além de proporcionar a prática de esportes e lazer, a obra cumpriu o objetivo de recuperar ambientalmente uma área antes degradada e com ausência de infraestrutura urbana.
George Lelis, engenheiro da Urbel responsável pela fiscalização da obra, explica que a área que deu lugar ao empreendimento era ocupada por famílias que viviam em situação precária. “Por ser um local de baixas condições de habitabilidade, houve um processo de desapropriação de dez terrenos e os moradores foram indenizados. E, com a execução das obras de urbanização, conseguimos promover a recuperação ambiental, evitar novas ocupações e ainda entregar essa área de lazer, constituída de espaços atrativos e adequados ao uso da comunidade”.
Em sua ampla área de convivência, a praça possui uma quadra poliesportiva, com arquibancada, piso demarcado, trave de gol, cesta para basquete e paisagismo em todo seu entorno. Há também um espaço destinado ao playground, com brinquedos como zanga-burrinho, balanço, escadas horizontais e escorregador. O outro extremo é composto por equipamentos de ginástica - como aparelhos de flexão, argolas e prancha de abdominal – além de mesas com jogos de tabuleiro, bancos pré-moldados e lixeiras em vários pontos da praça. O projeto ainda inclui áreas verdes, com 60 árvores plantadas em diferentes locais.