Pular para o conteúdo principal

Vista aérea da caixa de captação da Avenida Vilarinho
Foto: Sudecap/Divulgação

Prefeitura entrega obra de caixa de captação na Avenida Vilarinho, em Venda Nova

criado em - atualizado em

Após um ano e meio de intenso trabalho, a Prefeitura de Belo Horizonte concluiu a segunda etapa das obras de prevenção de enchentes para a Avenida Vilarinho, na região de Venda Nova.  Foi implantada uma estrutura hidráulica de captação dos escoamentos superficiais (caixa de captação) no estreitamento do Ribeirão Isidoro, na Avenida Vilarinho com rua Doutor Álvaro Camargos e rua Maçom Ribeiro. Com investimento de R$ 12,8 milhões, todo o trabalho foi supervisionado pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

 

A construção dessa estrutura de captação em forma de caixa – com área aproximada de 2.500 m² e volume da ordem de 10 mil m³ (10 milhões de litros) – irá receber o volume excedente das chuvas e das redes de drenagem do entorno. A estrutura vai drenar o excesso de águas sobre as vias durante os eventos chuvosos mais intensos, reduzindo o risco de elevação da lâmina d’água na região e o tempo de permanência da água sobre a pista.  Além da estrutura, foram feitos serviços de adequação de interceptores de esgoto, ajustes da geometria das pistas, implantação de passeios, sarjetas, meio-fio, sinalização viária e paisagismo.

 

Esta é apenas uma das três grandes obras que estão em andamento para reduzir os riscos de enchentes na região. Além das obras do Córrego do Nado, foi iniciada, em 2021, a construção de outros dois reservatórios profundos, cada um com capacidade de armazenar 115 milhões de litros de água cada um, totalizando 230 milhões de litros, que deverão ficar prontos em 2024.

 

“Melhorar a drenagem da Vilarinho é uma das prioridades da atual gestão. Todos que moram ou que passam na região puderam acompanhar a complexidade do trabalho e o esforço que a Prefeitura e toda a equipe envolvida fizeram para concluir essa obra. O Prefeito Alexandre Kalil cumpriu com o seu compromisso, a Sudecap cumpriu o cronograma e a caixa da captação já apresentou um ótimo funcionamento nas chuvas deste ano”, comenta o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.