Pular para o conteúdo principal

Foto da Fachada do Centro de Saúde Vera Cruz
Foto: Amira Hissa/PBH

Prefeitura entrega o novo Centro de Saúde Vera Cruz à comunidade

09/11/2018 | 17:16 | atualizado em 12/11/2018 | 13:23

Nesta sexta-feira, 9/11, a Prefeitura de Belo Horizonte entregou à população o novo Centro de Saúde Vera Cruz. Antiga reivindicação da comunidade da região, a nova unidade irá beneficiar cerca de 16 mil pessoas. A nova sede está localizada à Praça Pedro Lessa, 36, bairro Vera Cruz.
 

A construção do centro de saúde ficou parada por quatro anos. A obra foi iniciada em novembro de 2011 e interrompida em 2013, devido a problemas de falência com as empresas licitadas para a construção. Durante esse período, foi feita a fundação da unidade. Para dar prosseguimento à construção e garantir mais conforto e melhor infraestrutura para usuários e trabalhadores, em 2017 foi feita uma nova licitação. Os investimentos foram de R$ 2,2 milhões e a retomada das obras ocorreu em agosto de 2017.
 

“Não tem nada melhor que dar condições a um lugar tão carente. Essa obra foi abandonada por muito tempo, há um ano eu estive aqui e não tinha nem uma parede levantada. Hoje vemos essa beleza de Centro de Saúde. Tenho uma alegria muito grande de construirmos uma coisa dessas funcionando e funcionando bem”, ressaltou o prefeito Alexandre Kalil.

 

Mais conforto e estrutura

O novo centro de saúde tem 822m² de área construída, abriga os profissionais que atendiam na antiga unidade e também a equipe que fazia atendimento em um anexo alugado na rua Arcos, a quatro quarteirões de distância. Até a entrega da nova sede, o Centro de Saúde Vera Cruz funcionou em uma unidade própria, mas com espaço físico limitado, com apenas 200m².
 

"É uma vitória que a Prefeitura de Belo Horizonte proporciona para a comunidade que lutava desde 2008. A obra foi iniciada em 2011, paralisada em 2013, retomada em 2017 e entregue após um ano. Um equipamento de altíssima qualidade para prestar um bom serviço para quem mais precisa, além de beneficiar a população e oferecer mais segurança e conforto aos trabalhadores", afirmou o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.
 

A nova unidade tem 12 consultórios, duas salas de reunião, sala de espera, odontologia, vacina, além de toda a infraestrutura para garantir conforto aos usuários e trabalhadores. O centro de saúde conta com cinco equipes de Saúde da Família, todas completas, dois pediatras, clínico geral, dentistas, farmacêutico e equipe de saúde mental, composta por psiquiatra, psicólogo e assistente social, além de equipe do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF) com fisioterapeuta, nutricionista e educador físico.
 

Também integram a equipe os Agentes de Combate a Endemias (ACEs), os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e trabalhadores que atuam na área administrativa.
 

Marelli Baptista, moradora da comunidade, comemorou a abertura do novo espaço. “O novo Centro de Saúde é muitíssimo importante não só pra mim, mas pra todos nós. Todas as minhas consultas, tudo faço dentro do Centro e agora está muito melhor, temos mais espaço, mais conforto e acessibilidade. Ficou uma coisa ótima pra gente”, considerou.

 

Novas unidades

A Prefeitura de Belo Horizonte está investindo na abertura de novas unidades de saúde e também na infraestrutura dos equipamentos, de forma a qualificar o atendimento à população e garantir melhores condições de trabalho para os servidores.
 

Em outubro deste ano, a Prefeitura anunciou um pacote de obras que inclui 145 equipamentos de saúde com investimentos de R$ 430 milhões. A previsão do término das obras é de 24 meses. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da gestão, todos os 152 centros de saúde passaram por vistorias e foram selecionados aqueles precisam de revitalização e reconstrução. Entre reformas e revitalizações, já foram concluídas 73 intervenções.


Confira entregas realizadas pela Prefeitura na área da saúde desde 2017:

 

2017

• Abertura de dois Centros de Saúde (Zilah Spósito e Santa Monica II), passando de 150 para 152 unidades de atenção primária

• Instalação do anexo do Centro de Saúde Trevo dentro da comunidade Dandara

• Ampliação do Centro de Saúde Zilah Spósito

• Entrega da reforma do Centro de Saúde Horto que ficou mais de três anos fechado

• Entrega do Complexo de Saúde Barreiro, com o Centro de Reabilitação (CREAB-Barreiro), o Centro de Saúde Barreiro de Cima, o Centro de Especialidades Médicas (CEM-Barreiro) e o Centro de Especialidades (CEO-Barreiro)

• Abertura do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Carijós

• Abertura da Unidade de Acolhimento Transitório Infanto-Juvenil

• Abertura do serviço de hospitalidade noturna no Centro de Referência em Saúde Mental Infantil (Cersami) Nordeste

 

2018

 

• Entrega da nova sede do Centro de Saúde Dom Orione

• Entrega da nova sede do Centro de Saúde Serra Verde

• Entrega da nova sede do Centro de Saúde Vera Cruz

Últimas Notícias

Lago e casa cercado de plantas no Parque Jacques Costeau, no bairro Betânia. Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana

Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana, de 15 a 18/11.

14/11/2018 | 16:01
ônibus estação São Gabriel, na rua, durante o dia. Com aumento anunciado do metrô, tarifa de integração sofre alteração

Tarifas integradas com o metrô sofrem alteração devido a aumento anunciado pelo Governo Federal. 

13/11/2018 | 19:34