Pular para o conteúdo principal

Foto da Fachada do Centro de Saúde Vera Cruz
Foto: Amira Hissa/PBH

Prefeitura entrega o novo Centro de Saúde Vera Cruz à comunidade

criado em - atualizado em

Nesta sexta-feira, 9/11, a Prefeitura de Belo Horizonte entregou à população o novo Centro de Saúde Vera Cruz. Antiga reivindicação da comunidade da região, a nova unidade irá beneficiar cerca de 16 mil pessoas. A nova sede está localizada à Praça Pedro Lessa, 36, bairro Vera Cruz.
 

A construção do centro de saúde ficou parada por quatro anos. A obra foi iniciada em novembro de 2011 e interrompida em 2013, devido a problemas de falência com as empresas licitadas para a construção. Durante esse período, foi feita a fundação da unidade. Para dar prosseguimento à construção e garantir mais conforto e melhor infraestrutura para usuários e trabalhadores, em 2017 foi feita uma nova licitação. Os investimentos foram de R$ 2,2 milhões e a retomada das obras ocorreu em agosto de 2017.
 

“Não tem nada melhor que dar condições a um lugar tão carente. Essa obra foi abandonada por muito tempo, há um ano eu estive aqui e não tinha nem uma parede levantada. Hoje vemos essa beleza de Centro de Saúde. Tenho uma alegria muito grande de construirmos uma coisa dessas funcionando e funcionando bem”, ressaltou o prefeito Alexandre Kalil.

 

Mais conforto e estrutura

O novo centro de saúde tem 822m² de área construída, abriga os profissionais que atendiam na antiga unidade e também a equipe que fazia atendimento em um anexo alugado na rua Arcos, a quatro quarteirões de distância. Até a entrega da nova sede, o Centro de Saúde Vera Cruz funcionou em uma unidade própria, mas com espaço físico limitado, com apenas 200m².
 

"É uma vitória que a Prefeitura de Belo Horizonte proporciona para a comunidade que lutava desde 2008. A obra foi iniciada em 2011, paralisada em 2013, retomada em 2017 e entregue após um ano. Um equipamento de altíssima qualidade para prestar um bom serviço para quem mais precisa, além de beneficiar a população e oferecer mais segurança e conforto aos trabalhadores", afirmou o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.
 

A nova unidade tem 12 consultórios, duas salas de reunião, sala de espera, odontologia, vacina, além de toda a infraestrutura para garantir conforto aos usuários e trabalhadores. O centro de saúde conta com cinco equipes de Saúde da Família, todas completas, dois pediatras, clínico geral, dentistas, farmacêutico e equipe de saúde mental, composta por psiquiatra, psicólogo e assistente social, além de equipe do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF) com fisioterapeuta, nutricionista e educador físico.
 

Também integram a equipe os Agentes de Combate a Endemias (ACEs), os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e trabalhadores que atuam na área administrativa.
 

Marelli Baptista, moradora da comunidade, comemorou a abertura do novo espaço. “O novo Centro de Saúde é muitíssimo importante não só pra mim, mas pra todos nós. Todas as minhas consultas, tudo faço dentro do Centro e agora está muito melhor, temos mais espaço, mais conforto e acessibilidade. Ficou uma coisa ótima pra gente”, considerou.

 

Novas unidades

A Prefeitura de Belo Horizonte está investindo na abertura de novas unidades de saúde e também na infraestrutura dos equipamentos, de forma a qualificar o atendimento à população e garantir melhores condições de trabalho para os servidores.
 

Em outubro deste ano, a Prefeitura anunciou um pacote de obras que inclui 145 equipamentos de saúde com investimentos de R$ 430 milhões. A previsão do término das obras é de 24 meses. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da gestão, todos os 152 centros de saúde passaram por vistorias e foram selecionados aqueles precisam de revitalização e reconstrução. Entre reformas e revitalizações, já foram concluídas 73 intervenções.


Confira entregas realizadas pela Prefeitura na área da saúde desde 2017:

 

2017

• Abertura de dois Centros de Saúde (Zilah Spósito e Santa Monica II), passando de 150 para 152 unidades de atenção primária

• Instalação do anexo do Centro de Saúde Trevo dentro da comunidade Dandara

• Ampliação do Centro de Saúde Zilah Spósito

• Entrega da reforma do Centro de Saúde Horto que ficou mais de três anos fechado

• Entrega do Complexo de Saúde Barreiro, com o Centro de Reabilitação (CREAB-Barreiro), o Centro de Saúde Barreiro de Cima, o Centro de Especialidades Médicas (CEM-Barreiro) e o Centro de Especialidades (CEO-Barreiro)

• Abertura do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Carijós

• Abertura da Unidade de Acolhimento Transitório Infanto-Juvenil

• Abertura do serviço de hospitalidade noturna no Centro de Referência em Saúde Mental Infantil (Cersami) Nordeste

 

2018

 

• Entrega da nova sede do Centro de Saúde Dom Orione

• Entrega da nova sede do Centro de Saúde Serra Verde

• Entrega da nova sede do Centro de Saúde Vera Cruz