Pular para o conteúdo principal

 Prefeitura entrega nova sede do Centro de Saúde Ventosa
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura entrega nova sede do Centro de Saúde Ventosa

criado em - atualizado em

Construída com tecnologias sustentáveis, a nova sede do Centro de Saúde Ventosa, localizada na região Oeste da cidade, na rua Corcovado, 1.522, bairro Jardim América, começou a funcionar nesta segunda-feira, dia 7. A unidade possui três pavimentos, acessos independentes, integração dos ambientes e revestimentos de fácil higienização, o que vai proporcionar mais conforto para a população atendida e trabalhadores.  
 
São 18 consultórios, sendo um odontológico; salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso; farmácia; zoonoses; setores administrativos, dentre outros. A estrutura ampliada, totalmente acessível às pessoas com mobilidade reduzida, possui ambientes acolhedores e humanizados para garantir atendimento integral aos cerca de 24,5 mil usuários dos bairros Ventosa, Jardim América, Havaí, Nova Granada, Barão Homem de Melo, Salgado Filho, Vila Havaí, Estoril, Adelina e Nova Suissa. 

A unidade possui cinco equipes de Saúde da Família com médico generalista, enfermeiro, técnico e agentes comunitários de saúde; equipe de apoio composta por médico de apoio, ginecologista, pediatra, enfermeiro, psicólogo e assistente social; duas equipes de saúde bucal, equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica com psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico. Oferece também atividades coletivas como Lian Gong, grupos para controle do tabagismo, hipertensão, diabetes, entre outros.

A nova sede do Centro de Saúde Ventosa faz parte do pacote de obras da Prefeitura que prevê a reconstrução de 40 centros de saúde, uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central, por meio de Parceria Público Privada (PPP). Todos os centros de saúde contemplados terão espaço físico padronizado e áreas com 100% de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.