Pular para o conteúdo principal

Fachada da nova sede do Centro de Saúde São Paulo
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura entrega nova sede do Centro de Saúde São Paulo

criado em - atualizado em

O Centro de Saúde São Paulo começou a funcionar em nova sede nesta segunda-feira, dia 2. A unidade, localizada na rua Aiuruoca, 455, bairro São Paulo, na região Nordeste, conta com uma estrutura ampliada, totalmente acessível às pessoas com mobilidade reduzida, com ambientes acolhedores e humanizados para garantir atendimento integral para cerca de 13,5 mil usuários dos bairros São Paulo, Pirajá, Eymard, São Gabriel, Maria Goretti e Fernão Dias.

A estrutura tem 17 consultórios médicos e um odontológico; salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso; farmácia; zoonoses e setores administrativos. Toda a construção foi executada com tecnologia sustentável, acessos independentes, integração dos ambientes e revestimentos de fácil higienização, proporcionando para a população e trabalhadores um local com muito mais conforto.

A unidade possui quatro equipes de Saúde da Família com médico generalista, enfermeiro, técnico e agentes comunitários de saúde; equipes de saúde bucal com três cirurgiões dentistas, equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, educador físico, farmacêutico, além da equipe de Saúde Mental Básica com assistente social, psicólogo e psiquiatra. O local oferece ainda atividades coletivas de Lian Gong, Academia da Cidade, grupo de convivência para idosos e grupos de atividades coletivas para controle do tabagismo, controle da diabetes e saúde da mulher.

A nova sede do Centro de Saúde São Paulo faz parte do pacote de obras da Prefeitura que prevê a reconstrução de 40 centros de saúde, uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central, por meio de Parceria Público Privada (PPP). Todos os centros de saúde contemplados terão espaço físico padronizado e áreas com 100% de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.