Pular para o conteúdo principal

Imagem da nova sede do Centro de Saúde Túnel de Ibirité
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura entrega nova sede de Centro de Saúde no Barreiro

criado em - atualizado em

O Centro de Saúde Lisandra Angélica David Justino, conhecido também como Túnel de Ibirité, está como uma nova estrutura. Localizado na região do Barreiro, na rua Waldir César Branquinho, 111, Túnel de Ibirité, a nova sede começou a funcionar nesta segunda-feira, dia 14, em um local ampliado, totalmente acessível às pessoas com mobilidade reduzida, com ambientes acolhedores e humanizados. A unidade garante o atendimento integral a 10,4 mil usuários dos bairros Conjunto Túnel de Ibirité e parte dos bairros Tirol e Itaipu.

São 17 consultórios médicos e um odontológico; salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso; farmácia; zoonoses e setores administrativos. Toda a construção foi executada com tecnologias sustentáveis, acessos independentes, integração dos ambientes e revestimentos de fácil higienização, proporcionando para a população e trabalhadores um ambiente com mais conforto.

A unidade conta com três equipes de Saúde da Família com médico generalista, enfermeiro, técnico e Agente Comunitários de Saúde (ACS); equipe de apoio composta por ginecologista, clínico e pediatra; equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, farmacêutico, psicóloga e assistente social; equipe de odontologia com dois cirurgiões dentista, dois auxiliares e um técnico de Saúde Bucal.

A nova sede faz parte do pacote de obras da Prefeitura que prevê a reconstrução de 40 centros de saúde, uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central, por meio de Parceria Público Privada (PPP). Todos os centros de saúde contemplados terão espaço físico padronizado e áreas com 100% de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.