Pular para o conteúdo principal

Centro de Saúde João Pinheiro
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura entrega nova sede de centro de saúde na região Noroeste

criado em - atualizado em

A nova sede do Centro de Saúde João Pinheiro, localizada na rua Frei Luiz de Souza, 811, João Pinheiro, começou a funcionar nesta segunda-feira, dia 6. A unidade garante atendimento integral a cerca de 13,5 mil moradores dos bairros João Pinheiro, Vila Oeste e Alto dos Pinheiros, que agora passam a contar com uma estrutura totalmente ampliada e acessível às pessoas com mobilidade reduzida, além de ambientes acolhedores, confortáveis e muito mais humanizados. 

São 18 consultórios, sendo um odontológico; salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso; farmácia; zoonoses; setores administrativos, dentre outros. Toda a construção foi executada com tecnologias sustentáveis, acessos independentes, integração dos ambientes e revestimentos de fácil higienização. A nova sede possui dois andares de área construída em aproximadamente 1mil m², espaço que garante muito mais conforto para os usuários e também para os trabalhadores da unidade. 

O Centro de Saúde João Pinheiro mantém três equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal; equipe de apoio, composta por clínico geral, ginecologista, pediatra, enfermeiro, psicólogo, assistente social, Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, além de pessoal administrativo e estagiários. Também integra o trabalho uma equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), formada por psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico e educador físico.  

A nova sede do Centro de Saúde João Pinheiro faz parte do pacote de obras da Prefeitura que prevê a reconstrução de 40 centros de saúde, uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central, por meio de Parceria Público Privada (PPP).