Pular para o conteúdo principal

Prefeitura entrega mais uma obra de contenção de encosta no Taquaril
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura entrega mais uma obra de contenção de encosta no Taquaril

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu mais uma obra de risco geológico em uma das encostas do Conjunto Taquaril, Região Leste da cidade, trazendo mais tranquilidade e segurança para as famílias beneficiadas. As intervenções, que fazem parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico, foram realizadas na Rua Aeroporto, com investimento de aproximadamente R$117 mil. 

Segundo o engenheiro da Urbel, Anderson Diniz, o local da obra passou a apresentar alto grau de risco geológico após o escorregamento de uma encosta que atingiu a cozinha e o banheiro da moradia localizada na parte de baixo, não sendo possível a permanência da família no local. “Para resolver a questão do risco, foi necessário fazer um muro de contenção, reconstruir telhados e paredes da cozinha e banheiro, que foram atingidos pelo escorregamento, reconstruir o muro de divisa e também cimentar o entorno da casa para que a família tivesse como retornar com segurança”, explicou ele. 

Para os moradores do topo da encosta, a tranquilidade também chegou após a obra. Gisleide Peixoto, filha da moradora Maria Regina Peixoto, conta que o deslizamento levou um bom pedaço do quintal da mãe e deixou instável a casa de dois andares do vizinho, que poderia fechar o acesso à casa com um novo deslizamento. “Com a obra, todos ficaram mais seguros, porque além de reconstituir a casa da vizinha de baixo, a Prefeitura também construiu o muro e cimentou o quintal da casa da minha mãe. Agora fica mais limpo e não nasce aquele tanto de mato. Ficou muito bom”, concluiu. 

Programa de Gestão de Risco Geológico

A obra da Rua Aeroporto é uma das 143 finalizadas pelo Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico de Belo Horizonte realizadas pela Sudecap e Urbel, que inicialmente prevê um total de aproximadamente 200 obras emergenciais para mitigação dos riscos geológicos na capital, beneficiando cerca de 245 mil pessoas. Outras 73 estão em andamento pela Urbel.