Pular para o conteúdo principal

Mais de 60 servidores com certificado de brigadistas no saguão da Prefeitura.
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura entrega certificados de brigadistas para servidores municipais

05/02/2019 | 19:17 | atualizado em 04/04/2019 | 09:37

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, entregou certificados aos 259 servidores municipais que participaram do Curso de Formação de Brigadistas, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A cerimônia aconteceu na quarta-feira, 30/1, no auditório Juscelino Kubitschek, sede da Prefeitura.

 

Participaram da capacitação servidores lotados no edifício Del Rey, que abriga as secretarias de Planejamento, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Coordenadoria de Atendimento Regional Centro-Sul; na sede da Prefeitura; na Secretaria de Finanças; no BH Resolve; e na Procuradoria-Geral do Município, informou a assessora de gabinete da Secretaria de Planejamento, Marilene Bretas. “O curso é fruto de uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, sem ônus para o Município”, ressaltou.

 

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, abriu a cerimônia de entrega de certificados destacando a importância da formação dos brigadistas. “É uma questão relevante para a Prefeitura ter essas pessoas capacitadas para o trabalho de prevenção e primeiros socorros”, considerou.

 

O coronel do Corpo de Bombeiros, Erenito Alves, explicou que o curso prevê habilidades e capacitações que todos os brigadistas devem possuir. “Abordamos assuntos como parada cardíaca, desmaio, crise convulsiva, hemorragias, fraturas, mobilizações e ações de combate a incêndio. Após estas aulas teóricas, os alunos foram ao campo de treinamento para as aulas práticas. Assim, eles podem dar o primeiro suporte no caso de princípio de incêndio ou da evacuação de um prédio. São 20 horas-aula, com teoria e prática”, relatou.

 

 

Treinamento

Carlos Ferraz, assistente administrativo, concluiu o curso e ficou muito satisfeito com os ensinamentos transmitidos. “Foi ótimo. É um curso de preparação para emergências, mas que vai muito além disso. O grande problema de qualquer situação de perigo é o desespero das pessoas. Com o treinamento em várias situações adversas, nos sentimos preparados para saber como agir nesses casos”, avaliou.

 

Helen Soares é servidora da Secretaria de Fazenda e achou muito interessante o aprendizado das técnicas de brigadistas. “Infelizmente, podem acontecer imprevistos em nosso ambiente de trabalho e é importante estarmos capacitados a fornecer um primeiro atendimento até que cheguem os bombeiros. Como quase todos os que fizeram o curso, fiquei com um pouco medo na Casa de Fumaça, mas é só manter a tranquilidade que tudo corre bem”, disse.

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Mapa de intervenção na rua Simão Tamm, no bairro Cachoeirinha, entre os dias 26 e 29/4. Intervenção no Cachoeirinha apresenta modelo de rua mais segura para pedestres

Intervenção temporária realizada pela Prefeitura na rua Simão Tamm, no Cachoeirinha, apresenta modelo de rua mais segura para os pedestres.

24/04/2019 | 20:37
Mapa de operação especial de trânsito no entorno do Mineirão para o show do Los Hermanos no dia 26/4. Entorno do Mineirão tem operação de trânsito para show do Los Hermanos

Na sexta-feira, dia 26/4, BHTrans realiza operação especial de trânsito e transportes em função do show do Los Hermanos, no Mineirão.

23/04/2019 | 18:55