Pular para o conteúdo principal

Mais de 60 servidores com certificado de brigadistas no saguão da Prefeitura.
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura entrega certificados de brigadistas para servidores municipais

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, entregou certificados aos 259 servidores municipais que participaram do Curso de Formação de Brigadistas, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A cerimônia aconteceu na quarta-feira, 30/1, no auditório Juscelino Kubitschek, sede da Prefeitura.

 

Participaram da capacitação servidores lotados no edifício Del Rey, que abriga as secretarias de Planejamento, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Coordenadoria de Atendimento Regional Centro-Sul; na sede da Prefeitura; na Secretaria de Finanças; no BH Resolve; e na Procuradoria-Geral do Município, informou a assessora de gabinete da Secretaria de Planejamento, Marilene Bretas. “O curso é fruto de uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, sem ônus para o Município”, ressaltou.

 

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, abriu a cerimônia de entrega de certificados destacando a importância da formação dos brigadistas. “É uma questão relevante para a Prefeitura ter essas pessoas capacitadas para o trabalho de prevenção e primeiros socorros”, considerou.

 

O coronel do Corpo de Bombeiros, Erenito Alves, explicou que o curso prevê habilidades e capacitações que todos os brigadistas devem possuir. “Abordamos assuntos como parada cardíaca, desmaio, crise convulsiva, hemorragias, fraturas, mobilizações e ações de combate a incêndio. Após estas aulas teóricas, os alunos foram ao campo de treinamento para as aulas práticas. Assim, eles podem dar o primeiro suporte no caso de princípio de incêndio ou da evacuação de um prédio. São 20 horas-aula, com teoria e prática”, relatou.

 

 

Treinamento

Carlos Ferraz, assistente administrativo, concluiu o curso e ficou muito satisfeito com os ensinamentos transmitidos. “Foi ótimo. É um curso de preparação para emergências, mas que vai muito além disso. O grande problema de qualquer situação de perigo é o desespero das pessoas. Com o treinamento em várias situações adversas, nos sentimos preparados para saber como agir nesses casos”, avaliou.

 

Helen Soares é servidora da Secretaria de Fazenda e achou muito interessante o aprendizado das técnicas de brigadistas. “Infelizmente, podem acontecer imprevistos em nosso ambiente de trabalho e é importante estarmos capacitados a fornecer um primeiro atendimento até que cheguem os bombeiros. Como quase todos os que fizeram o curso, fiquei com um pouco medo na Casa de Fumaça, mas é só manter a tranquilidade que tudo corre bem”, disse.