Pular para o conteúdo principal

Prefeitura entrega 72 novas unidades habitacionais para famílias de baixa renda
Rodrigo Clemente / PBH

Prefeitura entrega 72 novas unidades habitacionais para famílias de baixa renda

criado em - atualizado em

O prefeito em exercício Álvaro Damião entregou, nesta segunda-feira (17), 72 novas unidades habitacionais no Residencial Olaria, no bairro Granja de Freitas, na região Leste da capital. O empreendimento, que faz parte do Programa Vila Viva Taquaril, conta com 4 blocos de apartamentos, sendo 18 unidades de dois dormitórios em cada bloco. 

As novas moradias beneficiarão famílias de baixa renda, especialmente aquelas que foram removidas de áreas de risco geológico ou para possibilitar a realização de obras de infraestrutura. 
Com um investimento de aproximadamente R$ 8,5 milhões, provenientes do Fundo Municipal de Habitação Popular do Município, o projeto representa um passo importante na política habitacional da cidade.
Essas 72 unidades finalizam o Residencial Olaria, que já entregou anteriormente 36 apartamentos de 3 quartos.

Com isso, o total de unidades habitacionais entregues no local chega a 108, com um valor estimado de R$ 120 mil por unidade.

Até o momento, a Prefeitura de Belo Horizonte já entregou 162 unidades habitacionais para reassentamento de famílias em 2023 e 2024, e está entregando as primeiras 72 de 2025. 

O  total de unidades habitacionais entregues entre 2023 e 2024 chega a 2.056, incluindo 1.822 do programa federal Minha Casa Minha Vida. Foram beneficiadas famílias de baixa renda do Município, enquadradas nas faixas de renda indicadas, conforme diretrizes da Política Municipal de Habitação. A meta da Prefeitura de Belo Horizonte é chegar a aproximadamente 3 mil unidades até 2026.

As novas moradias beneficiarão famílias provenientes de diversas regiões da cidade, como o Alto Vera Cruz, que foram removidas de áreas de risco geológico ou para viabilizar obras de infraestrutura. Além disso, o Residencial Olaria atenderá também famílias sorteadas no Programa Orçamento Participativo de Habitação (OPH).