Pular para o conteúdo principal

Prefeitura e SEST SENAT firmam parceria para capacitação de jovens e adultos
Foto: Rodrigo Clemente

Prefeitura e SEST SENAT firmam parceria para capacitação de jovens e adultos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) firmaram uma parceria nesta segunda-feira, dia 31, para a implantação do programa Emprega BH no Transporte. O acordo de cooperação vai ofertar cursos de capacitação de jovens e adultos que se encontram em situação de vulnerabilidade social na capital, de forma a viabilizar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho do setor. 

O Emprega BH no Transporte ofertará palestras e cursos para motoristas do transporte escolar e aplicativos; habilitação para motoristas que desejam mudar de categoria; cursos de assistente administrativo com foco em logística; ajudante de carga e descarga de mercadoria; e mulheres no transporte público. Os cursos e palestras ocorrerão de forma on-line, híbrida e presencial. 

O prefeito Alexandre Kalil agradeceu a parceria firmada com o SENAT e ressaltou a importância da iniciativa. “Que seja mais um passo social para tirar esse país de tanto desemprego e tanta pobreza”, afirmou.  

Serão 1.360 vagas no total, sendo 1,2 mil no formato virtual e 160 de forma híbrida. Os cursos de modalidade presencial acontecerão nas unidades do SEST/SENAT Serra Verde e Jardim Vitória e a previsão é que sejam realizados entre maio e dezembro deste ano. Poderão participar dos cursos pessoas cadastradas nas políticas de assistência social ou no Sine Municipal.  
 

Ação

Carga Horária

Público Atendido

Palestra Mulher no Transporte, Sim! E Daí?

1h/aula

Até 1 mil mulheres atendidas

Palestra Oportunidades para Mulheres no Setor de Transportes

1h/aula

Curso EAD – Empregabilidade e Inserção de Mulheres no Segmento do Transporte

30h/aula

Até 200 alunos

Curso Ajudante de Carga e Descarga de Mercadoria

184h/aula

Até 40 alunos

Curso Assistente Administrativo com Foco em Logística

179h/aula

Até 40 alunos

Curso Mudança de Categoria – Transporte Profissional

110h/aula

Até 20 alunos

Curso Escola de Motoristas Profissionais

Entre 73 e 111h/aula

Até 20 alunos

Curso Motoristas de Transporte Escolar

66h/aula

Até 20 alunos

Curso Motoristas de Aplicativos

66h/aula

Até 20 alunos

 
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico será responsável pela gestão do programa. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Claudio Beato, “esta é uma importante cooperação com um setor que tem boas oportunidades de emprego, o que faz com que os jovens e adultos qualificados no setor de transporte aumentem suas chances de entrar no mercado de trabalho”. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania executará o projeto, identificando e mobilizando o público, além de custear o transporte e alimentação dos alunos. "O programa Emprega BH no Transporte é muito necessário, pois considera grupos em vulnerabilidade, como jovens e mulheres, abrindo o leque de possibilidades para inserção no mercado de trabalho e acesso à renda", destaca a secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares. 

O SEST SENAT ofertará a capacitação e/ou qualificação profissional ao público indicado pela PBH, via SMASAC, assegurando as condições de infraestrutura físicas, tecnológicas e de pessoal para desenvolvimento das ações. A entidade também realizará o monitoramento e acompanhamento pedagógico dos alunos, fomentando a integração de empresas do setor com a mão-de-obra qualificada por meio da plataforma Emprega Transporte. 

A parceria não implicará em transferência de recursos entre as partes.