Pular para o conteúdo principal

População se capacitando para o período de chuvas
Foto: Roger Victor

Prefeitura e Bombeiros capacitam voluntários para o período de chuvas

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, realiza, neste sábado (17), a partir das 8h, mais um treinamento de comportamentos de segurança para enfrentamento do período chuvoso.

 

Cerca de 180 voluntários, entre integrantes dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec), Núcleos de Alerta de Chuva (NAC) e alunos do Colégio Helena Bicalho vão participar da capacitação, na Academia de Bombeiros Militar (avenida Santa Rosa, 10, Pampulha).

 

A capacitação, que segue recomendação da Organização das Nações Unidas, terá ações preventivas, oficinas de primeiros socorros para vítimas de afogamento e trauma; lançamento de cordas; comportamento em veículos em enchentes, atividade prática de salvamento em enchente e desmoronamento, retirada de vítimas em local de risco, entre outras.

 

Reconhecimento Nacional

 

O treinamento realizado pela PBH já foi reconhecido e faz parte do Banco de Boas Práticas em Ações de Proteção e Defesa Civil Nacional, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A iniciativa divulga boas iniciativas dos estados e municípios, de modo que estas possam servir de exemplo e inspiração para outros entes federados aplicarem em suas regiões.

 

O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Waldir Figueiredo, esclarece que a prefeitura obedece às recomendações do Marco de Sendai, principal instrumento orientador de redução de risco de desastres adotado por países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). “A Defesa Civil de Belo Horizonte se tornou uma referência no Brasil. O reconhecimento das boas práticas colabora ainda mais para a promoção de uma cultura de prevenção, percepção do risco e adoção de medidas de proteção por parte da população”.