Pular para o conteúdo principal

Prefeitura discute estratégias para atendimento de idosos

criado em - atualizado em

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), vem se reunindo com os dirigentes das entidades de acolhimento institucional para pessoas idosas. O primeiro encontro, que aconteceu em 17 de novembro, contou com a presença do Subsecretário de Assistência Social, José Crus, e representantes do Ministério Público, inaugurando um espaço permanente de discussão de estratégias para o atendimento aos idosos pelas entidades.

 

Mensalmente, os gestores das instituições se reunirão com os representantes do Ministério Público e da SMASAC para tratar das pautas relativas ao cotidiano dessas instituições, visando à construção conjunta de soluções que qualifiquem o serviço ofertado e atendam às demandas desses espaços. “Trata-se da consolidação de um espaço permanente de diálogo, para a materialização de um Estado corresponsável pelo atendimento oferecido nas unidades parceiras”, informa José Crus.

 

Os encontros de discussão fazem parte da estratégia do governo municipal de realizar ações específicas para cada segmento da população. Atualmente, a Prefeitura conta com 24 instituições parceiras que se dividem em três níveis de acolhimento, ou seja, as que recebem idosos com grau I (independentes para a realização de atividades da vida diária); as que recebem os de grau II (semidependentes) e as que recebem os de grau III (totalmente dependentes).

 

Além da parceria com as entidades, a SMASAC realiza um trabalho de reintegração dos idosos em suas famílias, visando diminuir o tempo de institucionalização e garantir a convivência familiar e comunitária, com constante acompanhamento e ações de prevenção à violação de direitos. Cabe destacar que o financiamento oferecido pela Prefeitura a essas instituições foi reajustado em 6%, 10% e 20%, respectivamente, de acordo com o grau de dependência dos idosos acolhidos em cada uma das instituições.