Pular para o conteúdo principal

Prefeitura desobstrui avenida ocupada irregularmente na capital
Foto: Adão de Souza/PBH

Prefeitura desobstrui avenida ocupada irregularmente na capital

criado em - atualizado em

Nesta sexta-feira (6) o prefeito Fuad Noman concedeu entrevista coletiva para falar sobre a desobstrução da avenida Raja Gabaglia. A via, que estava ocupada por estrutura irregular instalada por manifestantes, foi liberada por equipes municipais para garantir o direito constitucional da população de ir e vir. Participaram da ação cerca de 200 profissionais de diversas áreas, como Procuradoria-Geral do Município, Guarda Municipal, Subsecretaria de Fiscalização, BHTrans e Superintendência da Limpeza Urbana (SLU). 

“Com as irregularidades em logradouro público e após a escalada de violência ocorrida, com a intolerável agressão a um jornalista no exercício de suas funções, determinei a realização de uma operação conjunta para desobstruir a via, com o retorno à normalidade e ao sossego da vizinhança, que tem escolas e hospitais”, ressaltou o prefeito. 

O Exército e a Polícia Militar foram previamente avisados da intervenção. Durante a ação, inicialmente, as equipes orientaram os envolvidos a remover do logradouro público os mobiliários, inclusive banheiros químicos, e produtos que estavam ocupando irregularmente o passeio ou a via. A recomendação não foi acatada, sendo necessária a apreensão dos materiais pelos fiscais. 

Os agentes verificaram o descumprimento de artigos do Código de Posturas como a proibição de colocação de qualquer elemento que obstrua, total ou parcialmente, o logradouro público, e a instalação precária ou permanente de obstáculo físico ou de equipamento de qualquer natureza no passeio ou projetado sobre ele. Além disso, a realização de atividades em logradouro público depende de licenciamento prévio junto ao Executivo. 

De acordo com o secretário de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, a operação foi minuciosamente programada. “Nós fomos para essa ação após um extenso planejamento com as equipes. Às 3h chegou uma carga de alimento para eles e nós contabilizamos a quantidade de pessoas. A oportunidade de fazer a operação hoje se deu por percebermos um menor número de pessoas no local”, esclareceu. 

Após a ação, garis foram encaminhados para realizar a limpeza da área, com dois caminhões báscula e outros dois caminhões pipa. Além disso, para manter a segurança da população e novas ocupações, as equipes continuarão monitorando o local.
 

Confira o pronunciamento do prefeito