Pular para o conteúdo principal

Funcionários da Sudecap fazendo manutenção na Vila Bernadete, no Barreiro, após as chuvas
Foto: Rodrigo Clemente

Prefeitura deixa Sudecap de plantão 24h por dia para fazer manutenção na cidade

criado em - atualizado em

A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) está desde quinta-feira, dia 23, de prontidão por ocasião das chuvas e atuando em todas as regiões da cidade, dando resposta imediata à população de Belo Horizonte. Sempre que a chuva diminui de intensidade ou cessa, as equipes atuam desobstruindo vias, suprimindo e podando árvores, limpando bocas de lobo e fazendo estabilizações emergenciais de encostas com sacaria e lonas para evitar novos deslizamentos.  

 

Desde o primeiro alerta de grande instabilidade atmosférica, emitido pela Defesa Civil, a Sudecap iniciou a mobilização de máquinas, pessoal e equipamentos para compor a força-tarefa da Prefeitura. Ao todo 69 caminhões, dois tratores, 14 carregadeiras, seis escavadeiras, 30 retroescavadeiras, 11 hidrojatos e nove geradores com holofotes para trabalho noturno apoiam no atendimento das demandas emergenciais.  

 

Além do efetivo que já atua rotineiramente na manutenção, engenheiros e técnicos de outras áreas estão colaborando com o trabalho da Defesa Civil realizando vistorias nas áreas mais atingidas pelas chuvas. Ao todo 356 vistorias estão sendo feitas pela equipe da Sudecap.   

 

O engenheiro Marcelo Lovalho, que sempre atuou em grandes obras, tais como o desassoreamento da Lagoa da Pampulha, se emocionou com a experiência. “Estamos mostrando comprometimento com nosso trabalho e com a população e foi provado que nossos chefes nos lideram com seriedade. Nossa população é tão carente que as pessoas me agradeciam como se estivesse fazendo um favor para elas, quando não estamos fazendo mais do que nossa obrigação como servidores públicos”, disse.  

 

As equipes de mão de obra de plantão, apesar de estarem atuando em suas atividades de reparo, ainda dão suporte na ajuda humanitária da Prefeitura, colaborando na entrega de cestas básicas, artigos de higiene, colchões e na organização e distribuição das doações recebidas.  

 

As nove Gerências Regionais de Manutenção também estão de plantão, 24 horas por dia, desde quinta-feira. Até a manhã deste domingo, dia 26, 183 demandas envolvendo árvores foram atendidas; 139 encostas foram vistoriadas e tiveram uma atuação emergencial imediata com contenções em sacaria e cobertura com lonas para evitar novos deslizamentos. 

 

Além disso, mais de 78 vias foram desobstruídas e liberadas novamente para o trânsito, com cerca de 500 toneladas de entulhos retiradas em conjunto com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e 326 toneladas de resíduos já foram retiradas das bocas de lobo pelas Gerências de Manutenção.   

 

A equipe da Gerência Regional de Manutenção do Barreiro foi reforçada e está trabalhando desde sábado, dia 25, junto ao Corpo de Bombeiros e demais equipes para apoiar na busca por sobreviventes e no apoio a comunidade da Vila Bernadete e nos locais mais afetados na região. A gerente da Regional de Manutenção do Barreiro, Lidiane Monteiro, falou sobre o trabalho que está em andamento no local. “Foi montado um posto de comando com todos os órgãos e nossa equipe está aqui ajudando no cadastro das vítimas atingidas, fazendo vistoria em todos os imóveis da vila e ajudando os Bombeiros na busca por sobreviventes”, explicou.    

 

O superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, avalia a contribuição da autarquia até agora. “A Prefeitura está atuando intensivamente nesses quatro dias para salvar vidas, cuidar da cidade e reparar os danos causados pela chuva e a Sudecap está cumprindo o seu papel nessa missão que nos foi dada pelo prefeito Alexandre Kalil. São dezenas de máquinas e equipamentos e mais de 300 trabalhadores nossos atuando em todas as frentes para dar uma resposta rápida e eficiente para a cidade", disse.    

 

É importante ressaltar que esta força-tarefa disponibilizada é de caráter excepcional e representa um incremento ao serviço de manutenção e cuidados com a cidade que já é realizado diariamente pelas equipes de manutenção da Sudecap. Durante todo o ano, estas equipes atuam nas nove regionais em limpeza e desobstrução de bocas de lobo, tapa-buracos, podas e supressões, nos cuidados com praças e jardins, recapeamento de vias e manutenção dos prédios públicos próprios municipais.