14 October 2021 -
Para ampliar e acelerar a assistência à população, a Prefeitura de Belo Horizonte está realizando um mutirão de consultas oftalmológicas na especialidade adulto. A ação é uma pactuação da Secretaria Municipal de Saúde com os prestadores em oftalmologia do SUS na capital.
Esta era a especialidade mais procurada para agendamento de consultas, com aproximadamente 45 mil pedidos aguardando marcação e com tempo de espera de 11 meses. Após a mobilização, iniciada na segunda quinzena de setembro, o quantitativo foi reduzido para aproximadamente 36 mil pessoas.
Somente em outubro serão quase 12 mil vagas, cerca de 6 mil a mais do que foi ofertado anteriormente ao mutirão. Durante as consultas são oferecidos aos pacientes exame de refração, biomicroscopia, tonometria (medida da pressão intraocular) e mapeamento de retina (fundo de olho) em ambos os olhos.
O contato com os usuários, já cadastrados e em fila de espera, para informar o agendamento da data e horário é feito pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde.
As consultas de oftalmologia no município são agendadas a partir de uma Central de Marcação de Consultas. O primeiro acesso é realizado por meio dos centros de saúde e, conforme critérios clínicos pré-estabelecidos de prioridade, os pacientes são direcionados para o Centro Municipal de Oftalmologia ou para os demais serviços conveniados.