Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH planta Jequitibá Rosa no Parque Municipal
Tatiane Cordeiro/PBH

Prefeitura de BH planta Jequitibá Rosa no Parque Municipal

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte e a Escola de Filosofia Nova Acrópole, plantaram, nesse sábado (20), no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, uma espécie que tem grande importância histórica e ambiental para todo o Brasil: um Jequitibá Rosa (Cariniana legalis). O plantio foi feito durante uma trilha histórico-ambiental, que teve como ênfase árvores centenárias presentes no parque, como Ficus, Gameleira, Copaíba, Pau-mulato e Sapucaia, entre outras. Após um passeio explicativo pelas alamedas do parque e um abraço simbólico a um Ficus centenário plantado à época da fundação de Belo Horizonte e do parque, os visitantes realizaram o plantio do Jequitibá.

O Jequitibá é uma das maiores árvores brasileiras, podendo atingir mais de 40 metros de altura e chegar a centenas de anos. Está incluída na lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção, categoria vulnerável, devido à exploração desordenada. A espécie ocorre na Mata Atlântica, principalmente em São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. No passado, era abundante de Pernambuco ao Rio de Janeiro. O exemplar mais antigo estudado, com aproximadamente 600 anos e 45 metros de altura, está em São Paulo e é a árvore símbolo da espécie.

O Parque Municipal possui Jequitibás de várias idades, desde os mais velhos com 60 anos, alguns com 20 anos, a espécimes plantados há 10 anos. A eles se junta o mais novo componente de sua flora, plantado neste final de semana, na esperança de que vivam por centenas de anos.

Local de preservação

O Parque Municipal recebe, rotineiramente, o plantio de mudas de árvores em risco de extinção. No início de abril, a Prefeitura plantou, no parque, quatro mudas de Mineirinha, árvore nativa da região de BH, mas que tem se tornado cada vez mais rara, além de estar ameaçada de extinção. O Municipal tem sido escolhido para esses plantios por ser patrimônio ambiental da capital e abrigar uma rica e diversificada biodiversidade. De janeiro a abril deste ano, o parque já recebeu 50 mudas de árvores, dentre elas espécies como jacarandás, ipês e palmeiras.

O Nova Acrópole, parceiro no plantio do Jequitibá, é uma organização internacional filosófica presente em mais de 50 países há 66 anos, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado.