Pular para o conteúdo principal

PBH participa do Smart City Expo Curitiba
Divulgação/PBH

Prefeitura de BH participa de edição do Smart City Expo

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte participou do Smart City Expo, evento que reuniu representantes de cidades de todo o país para debater e pensar soluções para que as cidades se tornem ambientes mais sustentáveis e eficientes, alinhadas com tecnologia e inovação. O prefeito Fuad Noman foi representado pelo diretor-presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte.  O evento ocorreu em Curitiba (PR).

Além das mesas de conversa, debates e palestras, durante o Smart City Expo Curitiba aconteceram reuniões coordenadas pelo Fórum Inova Cidades da Frente Nacional de Prefeitos. Belo Horizonte foi uma das cidades escolhidas para apresentar a experiência com inclusão digital, uma  vez que o premiado programa da capital mineira é referência nacional, ao atuar com êxito em todas as vilas e favelas da cidade, impactando mais de 400 mil moradores, levando internet gratuita, capacitação e conhecimento para a população com os cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O programa ainda possibilita a distribuição de dispositivos recondicionados para famílias que não dispõem de nenhum tipo de equipamento em casa com acesso à internet. 

O diretor-presidente da Prodabel participou do podcast Pitch Cast e abordou a pauta "Inovação no Setor Público". Ele chamou atenção para a importância de cidades e governos compartilharem as iniciativas, de ampliar oportunidades de troca de conhecimento, colocando o trabalho coletivo como uma possibilidade de complementar projetos já existentes ou como um “atalho” no caminho do desenvolvimento de novas ações. “São coisas indissociáveis, por mais que inovação, cidade inteligente, não se resuma a tecnologia, boa parte das ações hoje contam com a tecnologia para alavancar e impulsionar. Então, esse é um debate de comportamento, de atitude e entendimento que devemos dialogar no setor público", comentou Jean Mattos durante o programa. 

O Smart City Expo Curitiba

Esta foi a quinta edição do evento, que é o segundo maior Smart City Expo do mundo, organizado em parceria com a Fira Barcelona, responsável pelo mais importante evento de cidades inteligentes do cenário internacional, o Smart City Expo Barcelona. O programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Belo Horizonte já foi premiado em Barcelona com o projeto de ensino de programação para mulheres. O evento realizado no Paraná, neste ano, reuniu mais de 15 mil participantes, com palestrantes vindos de diversos países do mundo e contou com representantes de centenas de cidades brasileiras.