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Prefeitura de BH lança sistema de avaliação para melhorar qualidade educacional
Divulgação/PBH

Prefeitura de BH lança sistema de avaliação para melhorar qualidade educacional

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) vai adotar um sistema próprio de avaliação para monitorar o rendimento dos alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e proporcionar melhor orientação pedagógica aos professores. O projeto, chamado EDUCA-BH, foi criado para acompanhar de forma contínua a alfabetização e o desenvolvimento escolar dos alunos, com três etapas de avaliação anual, sendo a primeira já nesta terça (11) e quarta-feira (12).

A iniciativa permitirá um monitoramento mais eficaz das defasagens educacionais e o desenvolvimento de estratégias específicas para recuperar a aprendizagem de cada aluno. O programa vai monitorar de maneira contínua a educação, o que vai permitir acompanhar com maior frequência o desempenho de cada aluno e, consequentemente, os resultados da educação municipal.

Com base no último balanço do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado em 2023, Belo Horizonte ocupa a 10ª posição entre as capitais brasileiras no Ensino Fundamental – anos iniciais (1º ao 5º ano), com 5,8 pontos. Nos anos finais (6º ao 9º ano), a cidade está em 13º lugar, com 4,7 pontos.

O secretário municipal de Educação, Bruno Barral, destacou que o novo sistema permitirá um acompanhamento mais detalhado da evolução de cada aluno. “Com informações mais precisas, os professores poderão identificar as principais dificuldades dos estudantes e adaptar suas estratégias pedagógicas de maneira mais eficiente”, pontuou.

O EDUCA-BH contará com uma avaliação somativa para alunos do 5º e 9º anos, com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante durante todo o período escolar. “No 5º ano, a avaliação vai medir o desempenho do aluno desde o 1º ano, enquanto no 9º ano, vai avaliar o desempenho desde o 6º ano”, detalhou Barral.

As provas da avaliação somativa serão aplicadas e corrigidas de forma sigilosa pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), utilizando o modelo do Sistema de Avaliação de Educação Básica (SAEB).

Os alunos do 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º anos passarão por uma avaliação formativa que vai permitir a análise do desempenho de cada aluno dentro de sua série.

As disciplinas avaliadas variam de acordo com o ano escolar. Alunos do 2º e 3º ano serão avaliados em Língua Portuguesa, Matemática, Fluência em Leitura e Escrita. Os alunos do 4º ao 8º ano serão avaliados em Língua Portuguesa, Matemática e Escrita/Produção de texto. No 9º ano, os alunos serão avaliados em Língua Portuguesa e Matemática.

“Esse é um trabalho que envolve toda a comunidade escolar na melhoria da qualidade do ensino, para que nossos alunos possam ter um aprendizado mais eficiente e de qualidade ainda melhor”, disse Barral.