Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH lança Plano Municipal de Envelhecimento
Débora Oliveira/PBH

Prefeitura de BH lança Plano Municipal de Envelhecimento

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte lança, nesta quinta-feira (31), a partir das 13h, o Plano Municipal de Envelhecimento, iniciativa intersetorial que busca melhorar a qualidade de vida da população idosa. Reunindo políticas, programas e ações de diversos órgãos municipais, o plano estabelece metas para ampliar a acessibilidade e qualificar o atendimento a esse público.  

Construído com a participação de pessoas idosas residentes nas nove regionais e de membros do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, o plano possibilita monitorar o cumprimento de objetivos propostos. Dentre as metas está a ampliação do acesso às Cozinhas Comunitárias, a implantação de novos Centros de referência da Pessoa Idosa, com a previsão de um por regional, além de ampliar a oferta do Programa Intersetorial Maior Cuidado, aumentando o número de idosos assistidos. 

A iniciativa reafirma o compromisso de Belo Horizonte em ser uma Cidade Amiga da Pessoa Idosa, beneficiando 462.254 moradores que integram esse público, o que corresponde a 19,96% da população.

O lançamento integra o encerramento da programação do Outubro Prateado que contará com um show de talentos 60+, reunindo apresentações culturais e artísticas, no Centro de Referência da Pessoa Idosa, localizado na Rua Perdizes, 336, Caiçara. Para participar das atividades é necessário realizar inscrição por meio deste link. 

De acordo com a subsecretária de Direitos de Cidadania, Luana Magalhães, é uma medida importante e afirmativa a entrega de um plano municipal com ações que beneficiam esta população. 

“É uma alegria encerrar esse mês todo dedicado à pessoa idosa, que é o outubro prateado, com a entrega do primeiro plano municipal do envelhecimento. É a primeira vez que Belo Horizonte faz um plano municipal de forma intersetorial, com a participação de diversas secretarias, de conselheiros das nove regionais, do Conselho Municipal do Idoso, com a sociedade civil, para discutir como a cidade pensa e deseja que esse envelhecimento aconteça, qual é a melhor forma de garantir protagonismo, autonomia, para as pessoas idosas, como a gente faz uma cidade pulsante e amistosa com a pessoa idosa”, comemora. 

Outubro Prateado

A campanha Outubro Prateado é uma celebração do Mês da Pessoa Idosa, e tem como objetivo reconhecer e valorizar aqueles que contribuíram para o desenvolvimento de Belo Horizonte, além de estimular a autonomia e o bem-estar das pessoas idosas. Ao longo do mês a campanha promoveu diversas atividades que reafirmam o respeito e o cuidado com a pessoa idosa.

Mais informações sobre a ação estão disponíveis no portal da PBH.