Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH lança curso gratuito sobre mudanças climáticas
Foto: PBH/ Divulgação

Prefeitura de BH lança curso gratuito sobre mudanças climáticas

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou nesta quinta-feira (29) o curso 'Mudanças Climáticas', oferecido em formato de Educação a Distância (EaD), disponível para o público em geral. A iniciativa pretende esclarecer dúvidas sobre a temática e aproximar a população das pautas ambientais. A formação tem cinco módulos, com duração de 6 horas, e certificado aos que concluírem a carga horária. Os interessados devem se inscrever on-line

 

Ao longo do curso serão abordadas questões ambientais, emergência climática no mundo, enfrentamento das mudanças climáticas em Belo Horizonte, gestão de riscos e desastres, a partir de eventos extremos, além de pílulas de conhecimento com diferentes representantes da sociedade. A estrutura do conteúdo foi idealizada graças ao olhar de profissionais que visam ter, também, a população como agente ativo no enfrentamento aos danos trazidos por essas mudanças. 

 

O lançamento do curso, desenvolvido pela Secretaria de Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte - Prodabel, aconteceu na sede da Prefeitura e contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Zé Reis, do presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte, do vereador Bruno Miranda, como representante da Câmara no Comitê de Mudanças Climáticas, e de representantes da Diretoria de Inclusão Digital da Prodabel, da Defesa Civil, da Educação e de outros representantes do Comitê. 

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Zé Reis, o curso expande as informações sobre a interferência das mudanças climáticas na vida da população, que é parte importante dos processos de prevenção e mitigação de efeitos. "Só através da educação é possível alcançar a consciência coletiva para tomada de decisões e incorporação de ações na sociedade capazes de controlar os efeitos adversos das mudanças climáticas", aponta. 

 

O presidente da Prodabel falou sobre o trabalho desempenhado pela Prefeitura para mobilizar e conscientizar a sociedade. “Não falamos só do futuro, essas mudanças já fazem parte da nossa realidade. Estamos plantando a semente de um comportamento mais consciente e a tecnologia deve ser sempre um instrumento para que essas informações cheguem de fato às pessoas”, afirmou Jean. 

A assessora da Diretoria de Gestão Ambiental da SMMA - e uma das responsáveis pela curadoria dos módulos - Rejane Moura, conta como o conteúdo foi pensado para contemplar assuntos eficazes do ponto de vista da conscientização. "O antigo desejo do Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiencia (CMMCE) em disseminar essa informação fez com que a proposta se desenvolvesse com o apoio da Prodabel, contemplando um conteúdo na perspectiva do olhar de profissionais que visam ter, também, a população como agente ativo no enfrentamento aos danos trazidos por essas mudanças", destaca.

 

Klinsmann Cortezzi Pedras, geógrafo e educador ambiental na Diretoria de Inclusão Digital da Prodabel e do primeiro módulo do curso, falou sobre como as aulas podem trazer ao cidadão a consciência de que eles também fazem parte do meio ambiente. “Nosso objetivo é que, a partir do aprimoramento e desenvolvimento do senso crítico, os alunos sejam capazes de compreender o meio ambiente na totalidade. Ao aproximar o cidadão da causa ele entende que toda ação tem uma reação, direta ou indireta, com os fenômenos ambientais”, completou. 

 

Além de poder acessar a plataforma EaD a qualquer momento, os alunos inscritos contarão com o apoio técnico da Prodabel, através da Central de Atendimento ao Aluno.