23 Maio 2025 -
Quem passa pelo Hospital Veterinário tem se surpreendido com um novo espaço, pensado especialmente para acolher quem acompanha os animais em atendimento. A Prefeitura de Belo Horizonte inaugurou oficialmente uma sala de espera para tutores, oferecendo mais conforto e dignidade a quem precisa permanecer no local enquanto aguarda procedimentos, consultas ou cirurgias.
O espaço foi criado com o objetivo de humanizar o atendimento e proporcionar melhores condições para que os tutores acompanhem o tratamento de seus animais com tranquilidade e segurança.
Segundo a Subsecretaria de Bem-Estar Animal, a implantação da sala de espera faz parte de um conjunto de melhorias estruturais e assistenciais que vêm sendo realizadas nos últimos meses. “O hospital é referência no atendimento público veterinário e entendemos que cuidar dos animais inclui também acolher e respeitar seus tutores. Esse espaço é um símbolo dessa visão mais ampla e empática”, destacou a subsecretária Maria Clara Rêgo.
Inaugurado em maio de 2021, o Complexo Público Veterinário de Belo Horizonte (CPVBH), localizado na Rua Albert Charlé, 79, esquina com a Rua Pedro Bizoto, no Bairro Madre Gertrudes, oferece atendimento gratuito de pequena, média e alta complexidades para animais de famílias que residem na cidade e não possuem condições de arcar com tratamentos veterinários. Além disso, realiza exames laboratoriais e de imagem, atendimentos de urgência, cirurgias e internações.
O Complexo Público Veterinário é composto pelo Centro Médico Veterinário Odete Ferreira Martins, pelo Instituto Médico Veterinário Legal de Belo Horizonte — o primeiro do Brasil — e pelo Grupo de Resgate Animal. Conta ainda com uma ambulância veterinária, utilizada para a transferência de animais e atendimento em instituições parceiras.
O Hospital Público Veterinário realiza, em média, 1 mil atendimentos mensais, muitos deles envolvendo casos de urgência. Quem utiliza os serviços da unidade comemorou. “Fiquei muito feliz com essa novidade. Agora a gente tem onde sentar e esperar com mais conforto, principalmente quando o atendimento demora. Faz muita diferença pra quem está ali, preocupado com o bichinho”, comentou a tutora de um cão em tratamento, que aguardava uma cirurgia.
A sala de espera já está em funcionamento contínuo, reafirmando o compromisso do hospital em oferecer qualidade no atendimento, tanto aos animais quanto às pessoas que os acompanham. Nos próximos dias, o espaço passará por novas melhorias, para proporcionar ainda mais conforto aos usuários, além do reforço na segurança.
O secretário municipal de Meio Ambiente, João Paulo Menna Barreto, destacou a importância do investimento. “Esta entrega reafirma nosso compromisso com a causa animal e com a humanização dos serviços públicos, sendo uma iniciativa que reflete a sensibilidade e o carinho do prefeito Álvaro Damião para com a população de Belo Horizonte.”
O Complexo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mantendo no período noturno apenas a internação de animais e eventuais atendimentos de emergência. Diariamente, a partir das 8h, são distribuídas cerca de 45 senhas de atendimento.
Os números de contato são: (31) 3246-0598 e (31) 98778-2003.
Aos sábados, o CPVBH funciona apenas para atendimentos de animais com esporotricose já diagnosticados e previamente agendados pelo número (31) 98778-2003. Os documentos necessários para o ingresso do usuário são: Carteira de Identidade (RG), CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte e inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).