Pular para o conteúdo principal

Prefeitura conclui obra de contenção em encosta próxima a escola
Foto: Rogério França

Prefeitura de BH conclui obra de contenção em encosta próxima a escola

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu a obra de contenção de encosta situada nos fundos da Escola Municipal Carlos Góis, localizada na rua Mendes de Oliveira, 446, bairro Santo André, região Noroeste da Capital. Neste empreendimento foram investidos aproximadamente R$1,1 milhão, com recursos provenientes do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). 

Diante de um laudo da Defesa Civil confirmando a instabilidade geológica na encosta, em 2020 a escola foi interditada e os alunos encaminhados para a Escola Municipal Belo Horizonte, a 700 metros do local. 

Antes, a encosta apresentava uma rocha muito fraturada, com trincas em várias direções que se interceptam formando blocos e lascas que poderiam se desprender do maciço rochoso a qualquer momento e atingir a edificação, mesmo sem a ocorrência de chuvas. 

Para resolver o problema foram feitos a implantação de grampos curtos de aço cravados na rocha, fixação de tela nos grampos, concreto projetado sobre a tela, execução de tubos em PVC e canaleta de drenagem.
 
A obra foi supervisionada pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e possivelmente é uma das obras mais esperadas por toda a comunidade da Pedreira, conforme explica o superintendente Henrique Castilho. “Esta foi uma obra de grande complexidade executada pela Sudecap abrangendo toda a Pedreira e dará segurança não só à escola, como também aos moradores da região”, afirmou.