Pular para o conteúdo principal

Comemoração
Divulgação/PBH

Prefeitura de BH apoia a realização do 10º Presente Ecológico a Iemanjá

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Associação Cultural Afoxé Bandarerê, realiza o 10º Presente Ecológico a Iemanjá no próximo domingo (5), das 15h às 22h, na Orla da Lagoa da Pampulha. O cortejo será iniciado às 16h com início na Av. Presidente Antônio Carlos e finalizado na orla da Lagoa da Pampulha com a entrega do presente. Representantes religiosos e grupos musicais farão apresentações artísticas.

 

O Presente Ecológico a Iemanjá, festejo que acontece desde 2013 em frente ao monumento à Iemanjá, na Orla da Lagoa da Pampulha, é o único, em fevereiro, em homenagem ao orixá na cidade. Tem como princípios a salvaguarda, a promoção das culturas e fazeres tradicionais de matrizes africanas e afoxés, o combate ao racismo e ao racismo religioso, a promoção, valorização, difusão e proteção das expressões culturais negras e populares.

 

O apoio da Prefeitura de Belo Horizonte para a realização do evento foca no incentivo à realização da atividade, garantindo condições materiais, humanas e ambientais para a realização, promoção, difusão e preservação da festividade, como produção, licenciamento e segurança, além de integrar o patrimônio cultural da cidade.

 

A diretora de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial, Makota Kisandembu, destaca a importância do poder público de apoiar institucionalmente ações de fortalecimento da cultura de Matriz Africana.

 

“Ser correalizador deste evento e da entrega do Presente Ecológico para Iemanjá faz parte de uma rede de estratégias  institucionais que visam o fortalecimento do direito à memória e a história dos povos tradicionais de matriz africana, além de fomentar o papel do poder público como agente de reparação histórica” ressalta.