Pular para o conteúdo principal

Vacinação contra a gripe
Foto: Adão de Souza

Prefeitura de BH alerta para baixa procura pela vacina contra a Gripe

criado em - atualizado em

A campanha de vacinação contra a Gripe teve início no dia 12 de abril e, até o momento, apenas cerca de 24 mil pessoas procuraram as unidades de saúde para serem imunizadas. Nesta primeira etapa da campanha estão sendo vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde que atuam em hospitais, SAMU, UPAs e centros de saúde, totalizando 280 mil pessoas. A meta é vacinar 90% do público. 

 

O grupo com maior procura pela vacina é o formado por crianças de 6 meses a 5 anos, com cerca de 12 mil imunizados. Na sequência estão os trabalhadores da saúde, com 6 mil vacinados; gestantes, com 5 mil e puérperas, com 1,2 mil. 

 

Até o momento, a capital recebeu cerca de 270 mil doses. A definição do primeiro grupo contemplado para receber a vacina segue orientação do Ministério da Saúde, que está disponibilizando as doses de forma escalonada. À medida que novas doses forem recebidas, Belo Horizonte irá ampliar os grupos a serem vacinados. 

 

“A vacina é segura e eficaz. Ela protege contra o vírus Influenza, que causa doença respiratória, muitas vezes, com quadros graves. Com a imunização, ocorre redução nas complicações e internações. Nesta etapa, estão sendo vacinadas as crianças e, no momento em que as aulas presenciais estão sendo retomadas, a vacinação é fundamental para garantir a proteção contra a gripe”, explica o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Pimenta. 

 

A vacinação em crianças, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde é realizada nos centros de saúde, no horário de rotina das salas de vacina, com exceção das Unidades 24h. As equipes de atendimento foram capacitadas e estão devidamente paramentadas com equipamentos de proteção individual, para garantir a segurança da população. Já a aplicação das doses para os profissionais de saúde de hospitais, UPAs e SAMU segue sendo realizada em cada instituição. Os endereços dos centros de saúde e os horários estão disponíveis no portal da Prefeitura. 

 

Por medida de segurança, pessoas que receberam a vacina contra Covid-19 precisam respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a dose contra a Gripe.