Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte planta 200 novas árvores no bairro Califórnia
PBH/Divulgação

Prefeitura de Belo Horizonte planta 200 novas árvores no bairro Califórnia

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte plantou neste sábado (6) 200 novas árvores no bairro Califórnia, região Oeste da capital, em área que recebia deposição de lixo e entulho irregular. Localizada entre a Avenida Castanholas, rua das Violas e do Padeiro, a área vai receber um total de 952 árvores, entre as espécies Cedro, Tamboril, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Aroeira Pimenta, Sibipiruna e Paineira. O trabalho, que conta com a participação da comunidade local, faz parte de ação da PBH que visa ao plantio de mais 30 mil árvores em 2024.

 

O plantio na região foi indicado pela comissão permanente de combate às deposições clandestinas de resíduos sólidos, que é formada pela Superintendência de Limpeza Urbana, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção e Secretaria Municipal de Política Urbana.

 

A ideia é ressignificar espaços anteriormente prejudicados pelo descarte irregular de resíduos e entulhos, por meio de movimentos de revitalização e plantio ambiental, além de envolver a população na revitalização do espaço, tornando-o uma área limpa e proveitosa para a comunidade. São realizadas intervenções educativas e de recuperação da área degradada, como limpeza e pintura de muros e de meios-fios. Em muitas situações, escolas e centros de saúde, bem como associações comunitárias, têm estabelecido parcerias com a Prefeitura com o intuito de fortalecer o comprometimento coletivo no combate às deposições clandestinas.

 

Morador do bairro Califórnia e membro da associação de moradores, Júlio César Teixeira, de 44 anos, ressalta a importância da ressignificação do espaço para a comunidade. "Essa área aqui era um aterro, ficava cheio de urubu e era uma visão horrível. Vários vizinhos procuravam a associação falando que estavam pensando em mudar por causa da situação. A gente conseguiu que a área fosse fechada e começamos o pantio de árvores. Então, essa ação da Prefeitura é um sonho nosso que a gente está vendo ser realizado e expandido. É, como a gente gosta de dizer, o pulmão do nosso bairro".

 

Na semana passada a equipe de Mobilização Social da SLU iniciou uma campanha nos equipamentos do entorno e junto aos moradores para conscientizar sobre a importância de se manter limpo o local, respeitando os dias, horários e locais corretos para o descarte de resíduos. Além disso, a SLU realizou a limpeza de toda a área, incluindo córregos da região, para receber os novos plantios.

 

Segundo o secretário interino de Meio Ambiente, Gelson Leite, o plantio das 200 árvores no bairro Califórnia faz parte de uma ação que mira, entre outras coisas, a revitalização ambiental, a requalificação de um espaço degradado e o bem estar dos moradores.

 

“Há um investimento importante da Prefeitura em relação ao plantio de árvores. No ano passado plantamos cerca de 25 mil e esse ano esperamos ultrapassar 30 mil. E não é um plantio feito aleatoriamente. É um trabalho que prioriza a parceria com a população, a adequação do ambiente com a espécie a ser plantada e principalmente a manutenção de áreas verdes importantes para a cidade. Serão mais 952 árvores que vão auxiliar no bem estar da comunidade daquele local”, explica o secretário.

 

E se depender da comunidade, a nova área verde vai ter proteção garantida. É o que afirma Eluar de Almeida Duarte, moradora do bairro Dom Bosco, vizinho ao Califórnia. "É uma ação maravilhosa, porque saúde e lixo não combinam. E nós vamos tomar conta e cuidar para que não haja mais descarte de lixo aqui".