8 July 2020 -
A montanha russa emocional durante a pandemia de Covid-19 foi o gatilho para que Fabíola Gontijo Dantas se interessasse em converter o tempo ocioso em conhecimento. As aulas de Introdução às Novas Tecnologias, oferecidas pela Diretoria de Inclusão Digital (DID) da Prodabel, por meio da plataforma de Ensino à Distância EAD, foram o caminho que ela e mais 3 mil alunos e alunas encontraram para estudar durante a quarentena. “A tecnologia não permite pessoas sedentárias e hoje ela está em tudo. Por isso é muito importante que a gente possa acompanhar essa evolução”, revela Fabíola.
Além dessa plataforma, uma nova versão, especialmente pensada para atender os idosos, também foi criada. O mesmo conteúdo de Introdução às Novas Tecnologias ganhou uma linguagem acessível para o público idoso que busca mais conhecimento. Seguindo as recomendações e protocolos dos órgãos de saúde, novas aulas foram gravadas pela Prodabel e outros cursos criados.
“Para nós da Diretoria de Inclusão Digital, é fundamental disponibilizar ferramentas para que todos possam ter acesso à informação. Sobretudo em um momento tão delicado de pouco recurso e escolas fechadas”, conta o professor Adriano Ventura, da Diretoria de Inclusão Digital.
O novo curso vai abordar questões do chamado trabalho remoto. A proposta é ensinar aos alunos como navegar e utilizar as ferramentas do Google Drive: agenda, videoconferência, aplicativos on-line como editor de texto, planilhas, apresentação e criação de formulários. “O período exige de nós que saibamos encontrar soluções para seguir nossa rotina de trabalho”, explica Adriano Ventura.